Novæ Sed Antiquæ

O livro analisa como valores (modernos e tradicionais) se expressam na estrutura político-administrativa da maçonaria, na sua legislação, na estrutura ritual.

Se for verdade o que afirma Aristóteles acerca do discurso poético, que este seria a base de todo e qualquer discurso, não nos parece descabido iniciar um texto que se propõe científico citando as formulações epistemológicas de um poeta.

Formulações que se expressam, por um lado, no reconhecimento dos limites e perigos do conceito, que tende a enquadrar o mundo numa Ideia; e por outro lado, no estímulo à busca dessa realidade sem nos limitarmos a reduzi-la à sua expressão mais imediata e aparente. Nos dois casos, como afirma o poeta, estaríamos negando a própria realidade.

A abordagem do universo maçônico coloca-nos diante desse dilema com um grau a mais de dificuldade em função do silêncio teórico das ciências sociais sobre este objeto, bem como das dificuldades metodológicas impostas pela natureza iniciática e secreta da instituição maçônica.

Mas, continuando com o autor de Cão sem Plumas, diremos ter consciência dos limites dos resultados de trabalhos como este, mesmo quando nos parecerem bastante satisfatórios, pois, neste caso, “(…) não há soluções que signifiquem uma vitória mais longa que a de um momento, cada milímetro de linha tem que ser reavaliado”.

O contato com a incipiente literatura acadêmica sobre a Maçonaria no Brasil, composta basicamente de trabalhos historiográficos, bem como com a vasta literatura engajada produzida sobre a instituição, revelou-nos algumas características importantes da Maçonaria: sua presença em fatos históricos importantes da vida nacional, sua implantação em grandes e pequenas cidades, sua estrutura político-administrativa, sua ação filantrópica, seus rituais, suas relações conflituosas com as religiões, sua visão de mundo etc.

Todavia, o que mais nos chamou a atenção foi uma certa combinação, aparentemente contraditória, de valores originários de culturas tradicionais com valores típicos da Modernidade no interior da sociabilidade maçônica.

O objetivo central deste trabalho é, portanto, descrever e analisar os elementos envolvidos nesta combinação procurando compreender os significados dessa “fusão de horizontes” na reprodução institucional da ordem maçônica.

Para isto, analisamos, especificamente, como esses valores (modernos e tradicionais) se expressam na estrutura político-administrativa maçônica, na sua legislação, na estrutura ritual e nas suas formas de solidariedade.

Embora as análises da relação entre esses dois universos não sejam novas nas ciências sociais, faremos um esforço para elucidar essa relação no contexto da Maçonaria.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-pedra-no-caminho-borda-alca-colorida/

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Se for verdade o que afirma Aristóteles acerca do discurso poético, que este seria a base de todo e qualquer discurso, não nos parece descabido iniciar um texto que se propõe científico citando as formulações epistemológicas de um poeta.

Formulações que se expressam, por um lado, no reconhecimento dos limites e perigos do conceito, que tende a enquadrar o mundo numa Ideia; e por outro lado, no estímulo à busca dessa realidade sem nos limitarmos a reduzi-la à sua expressão mais imediata e aparente. Nos dois casos, como afirma o poeta, estaríamos negando a própria realidade.

A abordagem do universo maçônico coloca-nos diante desse dilema com um grau a mais de dificuldade em função do silêncio teórico das ciências sociais sobre este objeto, bem como das dificuldades metodológicas impostas pela natureza iniciática e secreta da instituição maçônica.

Mas, continuando com o autor de Cão sem Plumas, diremos ter consciência dos limites dos resultados de trabalhos como este, mesmo quando nos parecerem bastante satisfatórios, pois, neste caso, “(…) não há soluções que signifiquem uma vitória mais longa que a de um momento, cada milímetro de linha tem que ser reavaliado”.

O contato com a incipiente literatura acadêmica sobre a Maçonaria no Brasil, composta basicamente de trabalhos historiográficos, bem como com a vasta literatura engajada produzida sobre a instituição, revelou-nos algumas características importantes da Maçonaria: sua presença em fatos históricos importantes da vida nacional, sua implantação em grandes e pequenas cidades, sua estrutura político-administrativa, sua ação filantrópica, seus rituais, suas relações conflituosas com as religiões, sua visão de mundo etc.

Todavia, o que mais nos chamou a atenção foi uma certa combinação, aparentemente contraditória, de valores originários de culturas tradicionais com valores típicos da Modernidade no interior da sociabilidade maçônica.

O objetivo central deste trabalho é, portanto, descrever e analisar os elementos envolvidos nesta combinação procurando compreender os significados dessa “fusão de horizontes” na reprodução institucional da ordem maçônica.

Para isto, analisamos, especificamente, como esses valores (modernos e tradicionais) se expressam na estrutura político-administrativa maçônica, na sua legislação, na estrutura ritual e nas suas formas de solidariedade.

Embora as análises da relação entre esses dois universos não sejam novas nas ciências sociais, faremos um esforço para elucidar essa relação no contexto da Maçonaria.

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