As TDIC E O/No Ensino Presencial

Obra relevante para professores da educação básica que, motivados pelo potencial educativo das tecnologias digitais, encontrarão um novo paradigma educativo

As competências digitais tornaram-se num dos grandes desafios para os professores deste século. Apesar dos esforços desenvolvidos por vários governos em todo o mundo, encontramos várias fragilidades em muitos projetos de investimento público para a inserção das tecnologias nos sistemas educativos. Na liderança dessas fragilidades, está a formação inicial e continuada de professores.

A realidade tem revelado um desiquilíbrio entre os gastos nos equipamentos tecnológicos e na formação, com claro prejuízo para esta última.

Do continente europeu ao continente americano, assistimos à construção de referenciais internacionais no âmbito das competências digitais para a formação de professores. No quadro de recomendações da UNESCO, através do “Competency Framework for Teachers” são apresentadas dezoito competências, distribuídas em sessenta e quatro objetivos, desafiando os professores para uma utilização didática das tecnologias digitais ao nível, por exemplo, do currículo, da avaliação, da gestão das turmas, do desenvolvimento de competências digitais, na organização escolar e do desenvolvimento profissional.

A União Europeia, através do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), elenca vinte e duas competências organizadas por seis áreas, visando a apresentação de um modelo para avaliar as competências digitais dos cidadãos europeus e, desse modo, incentivar a inovação educacional.

A preocupação pelas competências digitais dos professores deve-se ao fato de garantirmos que temos professores preparados para fazer face aos desafios de uma sociedade tecnológica onde as crianças e os jovens vivem imersas em dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais. A escola tem urgência em desenvolver iniciativas que a torne atrativa perante os desafios que a tecnologia, de modo simples, conquista juntos dos alunos deste século.

Os quatorze textos desta obra, reúnem experiências do ensino das ciências, da língua portuguesa, da língua estrangeira, da história, da matemática e da estatística. Essa diversidade de áreas, torna esta obra como relevante para um vasto leque de professores da educação básica que, motivados pelo potencial educativo das tecnologias digitais e inspirados pelas experiências apresentadas pelos autores destes textos, encontrarão rumos seguros para um novo paradigma educativo.

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As competências digitais tornaram-se num dos grandes desafios para os professores deste século. Apesar dos esforços desenvolvidos por vários governos em todo o mundo, encontramos várias fragilidades em muitos projetos de investimento público para a inserção das tecnologias nos sistemas educativos. Na liderança dessas fragilidades, está a formação inicial e continuada de professores.

A realidade tem revelado um desiquilíbrio entre os gastos nos equipamentos tecnológicos e na formação, com claro prejuízo para esta última.

Do continente europeu ao continente americano, assistimos à construção de referenciais internacionais no âmbito das competências digitais para a formação de professores. No quadro de recomendações da UNESCO, através do “Competency Framework for Teachers” são apresentadas dezoito competências, distribuídas em sessenta e quatro objetivos, desafiando os professores para uma utilização didática das tecnologias digitais ao nível, por exemplo, do currículo, da avaliação, da gestão das turmas, do desenvolvimento de competências digitais, na organização escolar e do desenvolvimento profissional.

A União Europeia, através do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), elenca vinte e duas competências organizadas por seis áreas, visando a apresentação de um modelo para avaliar as competências digitais dos cidadãos europeus e, desse modo, incentivar a inovação educacional.

A preocupação pelas competências digitais dos professores deve-se ao fato de garantirmos que temos professores preparados para fazer face aos desafios de uma sociedade tecnológica onde as crianças e os jovens vivem imersas em dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais. A escola tem urgência em desenvolver iniciativas que a torne atrativa perante os desafios que a tecnologia, de modo simples, conquista juntos dos alunos deste século.

Os quatorze textos desta obra, reúnem experiências do ensino das ciências, da língua portuguesa, da língua estrangeira, da história, da matemática e da estatística. Essa diversidade de áreas, torna esta obra como relevante para um vasto leque de professores da educação básica que, motivados pelo potencial educativo das tecnologias digitais e inspirados pelas experiências apresentadas pelos autores destes textos, encontrarão rumos seguros para um novo paradigma educativo.

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