Poder Pastoral E Cuidado De Si Em Foucault

A partir dos conceitos poder pastoral e cuidado de si, o autor explora algumas relações entre cristianismo e política na obra do filósofo Michel Foucault.

A interpelação de nosso presente ressurge na forma de uma acelerada intensificação do controle da vida em todas as esferas do poder. Poder e controle tendem a se identificar cada vez mais e as novas tecnologias parecem avançar incansavelmente na procura de novos dispositivos de normatização e controle de condutas. Através deles os indivíduos se sujeitam de modo “voluntário” às instituições e, concomitantemente, suas atividades são controladas em escala capilar.

O atual estágio de algoritmização da vida nada mais é que uma sequência do processo de intensificação da governamentalização das condutas. Ele governa pelo conhecimento minucioso das ações individuais, que permitem elaborar estratégias algorítmicas para atrair as vontades a uma submissão dócil e induzir novos desejos que orientarão novas tendências comportamentais.

Para compreender criticamente este panoptismo governamental da vida presente, faremos um estudo genealógico dos processos de governamentalização. Como a temática do governo tornou-se central para os dispositivos do poder moderno? Esta é a questão que guia a presente obra, Poder Pastoral E Cuidado De Si Em Foucault.

O autor, João Barros, enfrentou o desafio de percorrer a pesquisa genealógica da governamentalização da vida desde as suas origens, tal como propõe Foucault. A imersão deste estudo na genealogia do poder pastoral tem por objetivo compreender como esse tipo de poder se vincula às técnicas de governamentalização da vida, próprias do poder moderno ocidental.

A pesquisa de João Barros já nos confronta com um primeiro paradoxo do poder pastoral, que será também um paradoxo do poder governamental. O poder pastoral caracteriza-se pelo cuidado dos outros, o qual muitas vezes é necessário porque o outro está numa situação de dependência. Contudo, o cuidado do outro, apesar de necessário em muitas ocasiões, tem como limite a autonomia do outro, em grego autarkhía. Ao cuidarmos do outro, não o deixamos desenvolver a sua capacidade de autogestão.

Esta contradição se agudiza quando de forma estratégica e deliberada o cuidado é utilizado como meio de manter alguém sob o controle de seu cuidador. Neste caso, o cuidado se transforma num meio de governar a conduta do outro. Esta tensão paradoxal é inerente ao poder pastoral, que cuida e governa a conduta dos outros.

A presente obra nos conduz pelas trilhas da genealogia do poder pastoral, suas tensões e paradoxos, e nos mostra, nas trilhas de Foucault, que as práticas desse poder desdobraram-se, no século XVI, nas denominadas “artes de governo” e posteriormente no que viria a ser a razão de Estado. Deste modo, a genealogia do poder pastoral nos possibilita compreender criticamente as raízes de nossos dispositivos de governamentalização.

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Poder Pastoral E Cuidado De Si Em Foucault

A partir dos conceitos poder pastoral e cuidado de si, o autor explora algumas relações entre cristianismo e política na obra do filósofo Michel Foucault.

A interpelação de nosso presente ressurge na forma de uma acelerada intensificação do controle da vida em todas as esferas do poder. Poder e controle tendem a se identificar cada vez mais e as novas tecnologias parecem avançar incansavelmente na procura de novos dispositivos de normatização e controle de condutas. Através deles os indivíduos se sujeitam de modo “voluntário” às instituições e, concomitantemente, suas atividades são controladas em escala capilar.

O atual estágio de algoritmização da vida nada mais é que uma sequência do processo de intensificação da governamentalização das condutas. Ele governa pelo conhecimento minucioso das ações individuais, que permitem elaborar estratégias algorítmicas para atrair as vontades a uma submissão dócil e induzir novos desejos que orientarão novas tendências comportamentais.

Para compreender criticamente este panoptismo governamental da vida presente, faremos um estudo genealógico dos processos de governamentalização. Como a temática do governo tornou-se central para os dispositivos do poder moderno? Esta é a questão que guia a presente obra, Poder Pastoral E Cuidado De Si Em Foucault.

O autor, João Barros, enfrentou o desafio de percorrer a pesquisa genealógica da governamentalização da vida desde as suas origens, tal como propõe Foucault. A imersão deste estudo na genealogia do poder pastoral tem por objetivo compreender como esse tipo de poder se vincula às técnicas de governamentalização da vida, próprias do poder moderno ocidental.

A pesquisa de João Barros já nos confronta com um primeiro paradoxo do poder pastoral, que será também um paradoxo do poder governamental. O poder pastoral caracteriza-se pelo cuidado dos outros, o qual muitas vezes é necessário porque o outro está numa situação de dependência. Contudo, o cuidado do outro, apesar de necessário em muitas ocasiões, tem como limite a autonomia do outro, em grego autarkhía. Ao cuidarmos do outro, não o deixamos desenvolver a sua capacidade de autogestão.

Esta contradição se agudiza quando de forma estratégica e deliberada o cuidado é utilizado como meio de manter alguém sob o controle de seu cuidador. Neste caso, o cuidado se transforma num meio de governar a conduta do outro. Esta tensão paradoxal é inerente ao poder pastoral, que cuida e governa a conduta dos outros.

A presente obra nos conduz pelas trilhas da genealogia do poder pastoral, suas tensões e paradoxos, e nos mostra, nas trilhas de Foucault, que as práticas desse poder desdobraram-se, no século XVI, nas denominadas “artes de governo” e posteriormente no que viria a ser a razão de Estado. Deste modo, a genealogia do poder pastoral nos possibilita compreender criticamente as raízes de nossos dispositivos de governamentalização.

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