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Ao longo do século XX e na atualidade do século XXI, teóricos que tratam das tendências do ensino de Filosofia, promoveram e intensificaram relevantes temáticas, entre elas, a importância e a permanência da disciplina de Filosofia no currículo escolar de nível médio, bem como, a formação docente do professor de Filosofia para a transmissão da ensinabilidade da disciplina filosófica no contexto do ensino médio.
Estas abordagens, são frutos de intensas experiências, reflexões e debates, que de modo significativo contribuíram para o aperfeiçoamento de novas estratégias e metodologias para a prática do ensino de Filosofia, não apenas como uma matéria a mais, mais co um ensino filosófico reflexivo e significativo para a formação dos jovens.
Neste livro, traçarmos a trajetória do ensino de Filosofia no Brasil do século XX, seus encontros e desencontros, marcaram assim, a caracterização do ensino filosófico desde o período republicano até sua retirada durante o regime militar através da Lei nº. 5.692/71.
Neste contexto, conturbado em meio ao regime militar que culminou na banalização e exclusão do ensino de Filosofia, surgiu então, no final da década de setenta, vários movimentos de professores de Filosofia, que lutaram em defesa do retorno e da sua presença enquanto disciplina aos currículos escolares do então chamado segundo grau, estes movimentos foram de suma importância, pois graças as suas lutas e resistências, a Filosofia retornou como disciplina obrigatória do ensino médio, por sanção da Lei nº. 11.684/2008.
Analisamos as tendências de Kant e Hegel, que marcaram a trajetória do ensino de Filosofia em nosso país, bem como, suas problemáticas em torno das seguintes questões: “aprender a filosofar” ou “ensinar filosofia”, estas contraposições serviram de base para enriquecer o debate e a reflexão acerca da ensinabilidade da disciplina filosófica no contexto do ensino médio.
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