Aproximações e distanciamentos que permearam as relações entre a hermenêutica filosófica e o pensamento da desconstrução constituem o fio condutor da presente obra, originada dos estudos e discussões realizadas no ano de 2019 no Grupo de Pesquisa Hermenêutica e Desconstrução, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio, sob a coordenação do Prof. Paulo Cesar Duque Estrada, em diálogo com pesquisadores do Folie – Laboratório Interdisciplinar Hermenêutica, Ambiente e Saúde, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI, sob a coordenação do Prof. Gustavo Silvano Batista.
Deste modo, mesmo constituindo-se como um momento comum no qual uma discussão temática e trans-autoral circunscrita aos campos da hermenêutica filosófica e da desconstrução se apresenta, os encaminhamentos de cada artigo indicam a diversidade de abordagens, muitas vezes incompatíveis entre si, o que torna esta publicação uma espécie de testemunho das possibilidades do exercício filosófico contemporâneo, aponta para um horizonte no qual o pensamento ainda é possível e arriscado.
Tal rastro testemunhal, que ao decorrer da leitura dos textos que compõem essa obra poderíamos encontrar nas abordagens dos autores sobre os pensamentos de Martin Heidegger, Hans-Georg Gadamer, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas e Jacques Derrida, ainda permanece como um vestígio no diálogo com o leitor, alguém que é convidado a continuar o processo de testemunho, seja na relação entre os textos, seja na repercussão dos mesmos no encontro com outras obras.
Estudos Em Hermenêutica E Desconstrução, enquanto reunião de artigos de diversos pesquisadores, pretende contribuir para uma maior difusão das questões situadas na relação entre hermenêutica e a desconstrução, em busca de um diálogo mais efetivo e aberto, enquanto lugar para o pensamento enquanto exercício de aproximação e distanciamentos, no horizonte do porvir da própria sobrevivência da filosofia nos dias atuais.