
Apresentamos a segunda edição da Introdução À Ciência Da Informação, revista e ampliada. Revista em seus aspectos de forma e ampliada em seu conteúdo, sendo-lhe acrescentado um capítulo sobre a responsabilidade social da ciência e ― por extensão ― dos profissionais da informação.
Escrever sobre os fundamentos na Ciência da Informação considerando sua historiografia, epistemologia e abordagens teóricas não é tarefa fácil, pois nosso objeto de trabalho ─ a informação ─ é um fenômeno que não se prende facilmente a conceitos e teorias gerais, estando relacionado a todas as áreas do conhecimento e se moldando aos interesses de cada uma delas.
Além da dificuldade advinda da dinâmica própria ao seu objeto de estudo, construído a partir do olhar das várias disciplinas com as quais a Ciência da Informação se relaciona, há, ainda, sua complexa relação com o contexto histórico da sociedade ocidental, o que resulta em uma multiplicidade de abordagens.
Este foi o nosso desafio, desde a primeira edição desta Introdução. Mas o enfrentamos com coragem e determinação.
Tentamos imprimir esta dinâmica informacional ao texto, estruturado como uma narrativa, entrelaçando histórias na urdidura do tear interdisciplinar da Ciência da Informação.
Neste hipertexto linear, as citações e notas funcionam como janelas para o pensamento de autores, eventos ou esclarecimentos relevantes.
Ou como fios de uma rede conceitual, entrelaçados na urdidura do tear interdisciplinar na Ciência da Informação, a partir da qual será possível desenhar a trama dos tapetes voadores que certamente levarão os leitores para além do livro.











