O livro Tópicos Para O Ensino De Biblioteconomia Vol. II prossegue no objetivo de contribuir com a área da Biblioteconomia, no que se refere ao ensino, formação e exercício profissional de bibliotecários.
Em um compromisso de responsabilidade acadêmica os autores deste volume apresentam conteúdos dos programas de disciplinas lecionadas no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
A proposta reflete tanto a lógica do esforço centrado na qualidade do ensino de biblioteconomia quanto a valorização do apoio e do enriquecimento provido pela pesquisa.
Os textos abordam temas como: a biblioteca digital, a representação descritiva sob norma da RDA (Recurso: descrição e acesso), os aspectos conceituais das humanidades em ambientes digitais, a biblioteconomia e lógica, a análise documentária, além de tópicos de ação cultural no enfoque dos quadrinhos e na perspectiva das políticas e dos indicadores culturais.
Tópicos Para O Ensino De Biblioteconomia não esgota os temas tratados e a proposta dos organizadores é desenvolver uma obra aberta e contínua, que deve incluir tópicos atualizados e inerentes aos desafios da Biblioteconomia no século XXI.
É sabido, que a velocidade das mudanças tecnológicas influi nas mudanças sociais e econômicas, e requerem constante adaptação dos bibliotecários no desempenho de suas atividades em um mercado de trabalho que requer bom preparo formativo dos profissionais.
Assim, a formação e a atualização do bibliotecário precisa ser percebido como uma maneira que permita adentrar a área profissional com segurança, bem como, dotado da consciência em buscar seu próprio desenvolvimento profissional contínuo apoiada nas competências transmitidas durante o curso de graduação.
Os conteúdos apresentados estão divididos em linhas disciplinares adotadas pelo curso de biblioteconomia até 2017, e cobrem tópicos inerentes a formação e a prática profissional.
Os tópicos relacionados, neste livro, foram estabelecidos segundo os critérios dos seus autores que detém ampla liberdade de escolha e de enfoque sobre o que consideram de interesse no instante da concepção do livro.