Difusão Da Fé Por Entre Povos E Lugares

Difusão Da Fé Por Entre Povos E Lugares reúne trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras já consolidados no meio acadêmico nacional e internacional.

O medo, resultado do desconhecido, fez com que durante séculos o Homem raramente fosse impulsionado para se aventurar em espaços, mares e oceanos envoltos em mistério. O século XV, através das viagens de descobrimentos dos povos ibéricos, fez com que este se confrontasse com novas realidades. O imaginário fantástico vai dando lugar a um mundo real e, consequentemente, a cultura ocidental tenta sobrepor-se às outras, firmando um mundo à semelhança do seu, transpondo instituições, religião e outras práticas do quotidiano.

No entanto, o sistema nunca é unívoco, isto é, a veiculação fazia-se em diversos sentidos. As culturas que gravitam instalam-se nos diferentes espaços, mas não ficam inertes, estas recriam-se face às culturas locais e as populações, inadvertidamente ou com determinados intentos, podem apropriar-se de práticas e moldá-las de acordo com as necessidades.

Também nas sociedades ibéricas, grupos populacionais – minorias – que seguiam práticas culturais diferentes de que o Cristianismo ditava, tinham de ocultar muitas das suas tradições ou procuravam regiões onde mais facilmente escapassem ao controlo da moral católica. Porém, por desconhecimento ou menor rigor no controlo social das autoridades régias, fez com que práticas culturais idas de Portugal ou oriundas de outras regiões do orbe – por exemplo, através dos sefarditas e dos escravos (africanos e asiáticos), ambos os povos diaspóricos, forçados a deslocar-se – achassem campo para a sua sobrevivência.

A pretensão da duplicação da sociedade ibérica em expansão nos territórios alcançados nas Índias Ocidentais e Orientais na Idade Moderna coincidiu, igualmente, com a reordenação da Igreja Cristã, diante dos desafios suscitados pela Reforma Protestante e pela formação dos Estados Modernos. Neste sentido, a Igreja e as Coroas Ibéricas requereram a transferência de instrumentos para a evangelização e o controlo das populações à escala mundial, o que na prática, apenas circunstancialmente foi conseguido.

Face ao exposto, Difusão Da Fé Por Entre Povos E Lugares apresenta um conjunto de textos divido em duas partes: Inquisição, religiosidade e repressão na América Portuguesa e Um império entre o ocidente e o oriente, que abordam a teia complexa que caracterizava o império português quer no domínio cultural quer na diversidade de pessoas que contribuíram para a transferência e manutenção de tradições, saberes e o nascimento de culturas que concentram diversos costumes.

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No entanto, o sistema nunca é unívoco, isto é, a veiculação fazia-se em diversos sentidos. As culturas que gravitam instalam-se nos diferentes espaços, mas não ficam inertes, estas recriam-se face às culturas locais e as populações, inadvertidamente ou com determinados intentos, podem apropriar-se de práticas e moldá-las de acordo com as necessidades.

Também nas sociedades ibéricas, grupos populacionais – minorias – que seguiam práticas culturais diferentes de que o Cristianismo ditava, tinham de ocultar muitas das suas tradições ou procuravam regiões onde mais facilmente escapassem ao controlo da moral católica. Porém, por desconhecimento ou menor rigor no controlo social das autoridades régias, fez com que práticas culturais idas de Portugal ou oriundas de outras regiões do orbe – por exemplo, através dos sefarditas e dos escravos (africanos e asiáticos), ambos os povos diaspóricos, forçados a deslocar-se – achassem campo para a sua sobrevivência.

A pretensão da duplicação da sociedade ibérica em expansão nos territórios alcançados nas Índias Ocidentais e Orientais na Idade Moderna coincidiu, igualmente, com a reordenação da Igreja Cristã, diante dos desafios suscitados pela Reforma Protestante e pela formação dos Estados Modernos. Neste sentido, a Igreja e as Coroas Ibéricas requereram a transferência de instrumentos para a evangelização e o controlo das populações à escala mundial, o que na prática, apenas circunstancialmente foi conseguido.

Face ao exposto, Difusão Da Fé Por Entre Povos E Lugares apresenta um conjunto de textos divido em duas partes: Inquisição, religiosidade e repressão na América Portuguesa e Um império entre o ocidente e o oriente, que abordam a teia complexa que caracterizava o império português quer no domínio cultural quer na diversidade de pessoas que contribuíram para a transferência e manutenção de tradições, saberes e o nascimento de culturas que concentram diversos costumes.

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