Leitura E Produção Textual

Leitura E Produção Textual traz contribuições de professores de linguagem que se propuseram a (re)pensar o ensino de língua portuguesa.

Leitura E Produção Textual traz contribuições de professores de linguagem que se inquietaram com suas práticas em sala de aula e se propuseram a (re)pensar o ensino de língua portuguesa, buscando o curso de Especialização em Leitura e Produção Textual (turma 2006-2008). Tal curso, ofertado pelo Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, teve como objetivo principal oportunizar a ampliação do conhecimento de teorias diversas, bem como a revisão de conceitos e procedimentos didático-pedagógicos, no que diz respeito à leitura, à produção e à recepção de textos.

Assim, reúnem-se aqui oito artigos resultantes das monografias apresentadas no curso, que discutem a linguagem e seu ensino, a partir de diferentes áreas, como Literatura, Análise do Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística, entre outras. São estudos que procuram encarar os desafios do cotidiano de sala de aula, oferecendo respostas possíveis.

O trabalho Leitura e produção do texto literário em prosa com alunos de 6ª série: uma proposta, de Clêudison Moraes Lawinsky, discute aspectos do imaginário infanto-juvenil, em uma crônica, enfatizando a interação texto-leitor e a construção de significados. Tomando, também, como texto estético, o artigo A literatura regional na sala de aula: uma alternativa para formação de alunos leitores?, de Lucicléia Sousa Silva Passos, propõe a inserção de autores regionais no ensino como alternativa para o estímulo à leitura.

Em O discurso do aluno sobre a própria repetência, Eliene Alves dos Santos analisa, fundamentada na teoria da Análise do Discurso, como a repetência é encarada pelo aluno repetente. Já Eliene da Silva Badú, a partir de uma pesquisa bibliográfica, reescreve os debates levantados pela Linguística Textual sobre A leitura enquanto processo de interação leitor/texto/produtor. Abraçando, também, esse campo de conhecimento, bem como o da Psicolinguística, dentre outros, o trabalho A concepção de leitura demonstrada nas atividades de “estudo de texto”, de Mônica Franco de Santana Oliveira, debruça-se sobre questões de leitura ligadas à significação da palavra.

Já o artigo A produção escrita segundo o projeto educacional para jovens e adultos do munícipio de Ilhéus – BA, de José Wanderley Souza Oliveira, traz a peculiaridade de apresentar um estudo etnográfico, sob a ótica da cidadania e da autonomia sócio-político-cultural dos sujeitos. O trabalho de Tânia Regina de Moura Queiroz de Oliveira, Variação da concordância verbal em língua escrita: influência das variáveis linguísticas e extralinguísticas, apresenta a inovação de estudar a variação linguística na escrita, tomando como corpus redações de alunos.

Por fim, o texto “A propaganda é a alma do negócio?” uma proposta linguístico-metodológica de trabalho com o texto publicitário nas aulas de língua materna, de Urbano Cavalcante da Silva Filho, assentado na teoria da Análise do Discurso, aponta caminhos para o trabalho com os gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa, tomando por objeto o texto propagandístico.

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Leitura E Produção Textual traz contribuições de professores de linguagem que se inquietaram com suas práticas em sala de aula e se propuseram a (re)pensar o ensino de língua portuguesa, buscando o curso de Especialização em Leitura e Produção Textual (turma 2006-2008). Tal curso, ofertado pelo Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz, teve como objetivo principal oportunizar a ampliação do conhecimento de teorias diversas, bem como a revisão de conceitos e procedimentos didático-pedagógicos, no que diz respeito à leitura, à produção e à recepção de textos.

Assim, reúnem-se aqui oito artigos resultantes das monografias apresentadas no curso, que discutem a linguagem e seu ensino, a partir de diferentes áreas, como Literatura, Análise do Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística, entre outras. São estudos que procuram encarar os desafios do cotidiano de sala de aula, oferecendo respostas possíveis.

O trabalho Leitura e produção do texto literário em prosa com alunos de 6ª série: uma proposta, de Clêudison Moraes Lawinsky, discute aspectos do imaginário infanto-juvenil, em uma crônica, enfatizando a interação texto-leitor e a construção de significados. Tomando, também, como texto estético, o artigo A literatura regional na sala de aula: uma alternativa para formação de alunos leitores?, de Lucicléia Sousa Silva Passos, propõe a inserção de autores regionais no ensino como alternativa para o estímulo à leitura.

Em O discurso do aluno sobre a própria repetência, Eliene Alves dos Santos analisa, fundamentada na teoria da Análise do Discurso, como a repetência é encarada pelo aluno repetente. Já Eliene da Silva Badú, a partir de uma pesquisa bibliográfica, reescreve os debates levantados pela Linguística Textual sobre A leitura enquanto processo de interação leitor/texto/produtor. Abraçando, também, esse campo de conhecimento, bem como o da Psicolinguística, dentre outros, o trabalho A concepção de leitura demonstrada nas atividades de “estudo de texto”, de Mônica Franco de Santana Oliveira, debruça-se sobre questões de leitura ligadas à significação da palavra.

Já o artigo A produção escrita segundo o projeto educacional para jovens e adultos do munícipio de Ilhéus – BA, de José Wanderley Souza Oliveira, traz a peculiaridade de apresentar um estudo etnográfico, sob a ótica da cidadania e da autonomia sócio-político-cultural dos sujeitos. O trabalho de Tânia Regina de Moura Queiroz de Oliveira, Variação da concordância verbal em língua escrita: influência das variáveis linguísticas e extralinguísticas, apresenta a inovação de estudar a variação linguística na escrita, tomando como corpus redações de alunos.

Por fim, o texto “A propaganda é a alma do negócio?” uma proposta linguístico-metodológica de trabalho com o texto publicitário nas aulas de língua materna, de Urbano Cavalcante da Silva Filho, assentado na teoria da Análise do Discurso, aponta caminhos para o trabalho com os gêneros discursivos nas aulas de Língua Portuguesa, tomando por objeto o texto propagandístico.

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