São muitos os benefícios da prática de atividade física na adolescência, alcançados, também, por meio da Educação Física Escolar. Entretanto, nem sempre os estudantes se mostram interessados e motivados para as aulas que, por sua vez, estão cada vez menos ativas.
O objetivo deste guia prático é apresentar novas maneiras de organizar e brincar com jogos tradicionais, aplicando os princípios LET US Play.
A estratégia LET US Play é simples e pode ser utilizada em qualquer contexto prático de atividade física, seja nas aulas de Educação Física, seja em escolinhas de preparação esportiva. Basta identificar e modificar as barreiras primárias para a prática de atividade física, como as filas, a eliminação, o tamanho das equipes, o envolvimento dos participantes, a disposição e a disponibilidade de equipamentos e espaço e as regras dos jogos. O objetivo final é oportunizar maior tempo e intensidade de prática de atividade física durante as brincadeiras.
A estratégia LET US Play, com sua tradução livre “vamos jogar”, foi desenvolvida nos Estado Unidos, por Glenn Weaver e seus colaboradores, em 2013.
Destina-se a maximizar a atividade física, principalmente aquelas de intensidade moderado-vigorosa, de crianças e adolescentes, propondo a modificação de esportes, brincadeiras e jogos tradicionais em ações livres e direcionadas.
Seus criadores afirmam que ela pode ser usada em diversas configurações, inclusive nas aulas de Educação Física Escolar.
A partir de 2017, a estratégia começou a ser difundida entre profissionais da área de Educação Física no Brasil, por meio de minicursos presenciais, ministrados por Coelho-Ravagnani e Ravagnani.
Além da abordagem LET US Play, os pesquisadores trataram de temas como recomendações e atual cenário da prática de atividade física para população infantojuvenil e definição de conceitos da área.