Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores

Fábio Marques De Souza & Simone Dália De Gusmão Aranha (Orgs.) - Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores: Coleção Ensino & Aprendizagem Vol. II

Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores vem compor o segundo volume da Coleção Ensino & Aprendizagem. Nele, participam professores do programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba e convidados. O primeiro volume, O ensino de literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas, publicado no ano de 2016, pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), veio inaugurar a proposta desta Coleção e visou promover reflexões teóricas e práticas sobre o processo de ensino-aprendizagem.


Tratar do professor, da sua atividade em sala de aula e dos desafios presentes no exercício desta profissão é uma tarefa bastante desafiadora e pode ser abordada de diferentes perspectivas. Esta é a proposta desta coletânea de textos que traz como temática central o uso de novas tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto da escola.

Essas novas formas de comunicação, que começaram a ganhar espaço a partir da segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990, proporcionaram maior agilidade na captação e transmissão das informações e tem transformado a maneira dos indivíduos se relacionarem, não só com os conhecimentos, mas entre si.

Tal é a intensidade e a velocidade das transformações ocorridas que já não se consegue mais imaginar o funcionamento das sociedades contemporâneas sem o uso dessas tecnologias. Contudo, é importante também assinalar que, embora a inserção no meio digital atinja cada vez mais setores da sociedade, e que esteja cada vez mais globalizada, ainda há uma certa resistência da instituição escolar em incorporar estas novas mudanças no seu fazer pedagógico. Ao contrário de outros setores da sociedade, a escola caminha a passos lentos nesta direção e os avanços são ainda muito tímidos e pouco inovadores.

À sua maneira, cada um dos autores coloca em evidência a sua preocupação e o seu interesse em investigar e refletir, não somente sobre o uso de novas tecnologias, mas também sobre o fazer docente. Essa nova possibilidade de olhar e pensar a educação, dentro de uma perspectiva em que se inserem novas linguagens digitais, multiletramentos, integração e trocas interculturais, torna-se cada vez mais emergente, o que faz ser esta coletânea de textos atual e pertinente.

Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores nos chama para um diálogo mais direto, propositivo e integrado entre alguns dos pilares da educação, tais como a formação docente, a instituição escolar, o fazer docente e discente e estas novas formas de se relacionar e se apropiar de novos conhecimentos.

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Fábio Marques De Souza & Simone Dália De Gusmão Aranha (Orgs.) – Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores: Coleção Ensino & Aprendizagem Vol. II

Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores vem compor o segundo volume da Coleção Ensino & Aprendizagem. Nele, participam professores do programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba e convidados. O primeiro volume, O ensino de literatura hoje: da crise do conceito à noção de escritas, publicado no ano de 2016, pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), veio inaugurar a proposta desta Coleção e visou promover reflexões teóricas e práticas sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Tratar do professor, da sua atividade em sala de aula e dos desafios presentes no exercício desta profissão é uma tarefa bastante desafiadora e pode ser abordada de diferentes perspectivas. Esta é a proposta desta coletânea de textos que traz como temática central o uso de novas tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto da escola.

Essas novas formas de comunicação, que começaram a ganhar espaço a partir da segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990, proporcionaram maior agilidade na captação e transmissão das informações e tem transformado a maneira dos indivíduos se relacionarem, não só com os conhecimentos, mas entre si.

Tal é a intensidade e a velocidade das transformações ocorridas que já não se consegue mais imaginar o funcionamento das sociedades contemporâneas sem o uso dessas tecnologias. Contudo, é importante também assinalar que, embora a inserção no meio digital atinja cada vez mais setores da sociedade, e que esteja cada vez mais globalizada, ainda há uma certa resistência da instituição escolar em incorporar estas novas mudanças no seu fazer pedagógico. Ao contrário de outros setores da sociedade, a escola caminha a passos lentos nesta direção e os avanços são ainda muito tímidos e pouco inovadores.

À sua maneira, cada um dos autores coloca em evidência a sua preocupação e o seu interesse em investigar e refletir, não somente sobre o uso de novas tecnologias, mas também sobre o fazer docente. Essa nova possibilidade de olhar e pensar a educação, dentro de uma perspectiva em que se inserem novas linguagens digitais, multiletramentos, integração e trocas interculturais, torna-se cada vez mais emergente, o que faz ser esta coletânea de textos atual e pertinente.

Interculturalidade, Linguagens E Formação De Professores nos chama para um diálogo mais direto, propositivo e integrado entre alguns dos pilares da educação, tais como a formação docente, a instituição escolar, o fazer docente e discente e estas novas formas de se relacionar e se apropiar de novos conhecimentos.

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