Sociedade De Conhecimento Versus Economia De Conhecimento

Sociedade De Conhecimento Versus Economia De Conhecimento: Conhecimento, Poder E Política - Como Organização geradora e catalisadora de ideias, a UNESCO promoveu um seminário de alto nível sobre “Sociedade do Conhecimento versus Economia do Conhecimento: conhecimento, poder e política”.
O título do evento diz bem que não se tratou de uma visão asséptica e pasteurizada das transformações da universidade nos dias de hoje. Ao contrário, os trabalhos, de grande profundidade, constituíram uma visão ampla dos dramas vividos em diversas latitudes do mundo, envolvendo as relações entre o local e o global, entre a universidade e o estado, entre estes e as atividades econômicas.


O evento se beneficiou, como não poderia deixar de ser, pela conduta da UNESCO, de colocar face a face ampla sociodiversidade de intelectuais, com orientações teóricas e ideológicas diferentes, bem como países desenvolvidos e em desenvolvimento. As reflexões deixam claro que vivemos num mundo cada vez mais interdependente, onde as redes de interação, com os seus nós, estendem-se até aos lugares mais longínquos e apertam cada vez mais as suas malhas. No entanto, os efeitos variam conforme os contextos histórico-sociais, gerando problemas éticos, políticos e técnicos que espelham as linhas de dependência e dominação do mundo de hoje, bem como as desigualdades de riqueza e pobreza entre países e dentro deles.
As experiências discutidas formam um arco: desde uma universidade pública, cujo governo cortou dois terços do seu orçamento, até a reformulação do sistema universitário de países desenvolvidos que não querem perder o seu lugar ao sol, e estão certos de que, se não forem competitivos na geração, disseminação e aplicação de conhecimentos – o conhecido tripé da pesquisa, ensino e serviços ou, no nosso meio, a extensão – ficarão implacavelmente para trás e para baixo. Nesta dinâmica estão envolvidos não só conhecimentos e técnicas, estilos de governança e financiamento, ou formas menos sofisticadas de avaliar, porém, sobretudo, valores, direitos, deveres e liberdades. Não por acaso, Aristóteles definiu o homem como zoon politikon, expressão que tanto pode ser traduzida pelos doutos como animal político, quanto por animal social, no sentido lato.

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O título do evento diz bem que não se tratou de uma visão asséptica e pasteurizada das transformações da universidade nos dias de hoje. Ao contrário, os trabalhos, de grande profundidade, constituíram uma visão ampla dos dramas vividos em diversas latitudes do mundo, envolvendo as relações entre o local e o global, entre a universidade e o estado, entre estes e as atividades econômicas.
O evento se beneficiou, como não poderia deixar de ser, pela conduta da UNESCO, de colocar face a face ampla sociodiversidade de intelectuais, com orientações teóricas e ideológicas diferentes, bem como países desenvolvidos e em desenvolvimento. As reflexões deixam claro que vivemos num mundo cada vez mais interdependente, onde as redes de interação, com os seus nós, estendem-se até aos lugares mais longínquos e apertam cada vez mais as suas malhas. No entanto, os efeitos variam conforme os contextos histórico-sociais, gerando problemas éticos, políticos e técnicos que espelham as linhas de dependência e dominação do mundo de hoje, bem como as desigualdades de riqueza e pobreza entre países e dentro deles.
As experiências discutidas formam um arco: desde uma universidade pública, cujo governo cortou dois terços do seu orçamento, até a reformulação do sistema universitário de países desenvolvidos que não querem perder o seu lugar ao sol, e estão certos de que, se não forem competitivos na geração, disseminação e aplicação de conhecimentos – o conhecido tripé da pesquisa, ensino e serviços ou, no nosso meio, a extensão – ficarão implacavelmente para trás e para baixo. Nesta dinâmica estão envolvidos não só conhecimentos e técnicas, estilos de governança e financiamento, ou formas menos sofisticadas de avaliar, porém, sobretudo, valores, direitos, deveres e liberdades. Não por acaso, Aristóteles definiu o homem como zoon politikon, expressão que tanto pode ser traduzida pelos doutos como animal político, quanto por animal social, no sentido lato.

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