Mercado Financeiro E Educação Superior No Brasil

O objetivo central de Mercado Financeiro E Educação Superior No Brasil consiste na análise da financeirização do capital no ensino superior do setor privado

O objetivo central de Mercado Financeiro E Educação Superior No Brasil consiste na análise da financeirização do capital no ensino superior do setor privado com fins lucrativos no Brasil, por meio do estudo de três Instituições de Ensino Superior (IES), no período de 2007 a 2012, imersa num processo mais amplo de financeirização da economia mundial, que passou a receber fortes incentivos nas últimas quatro a cinco décadas, principalmente pelos países centrais, particularmente com os Estados Unidos e a Inglaterra.

Apesar do diagnóstico, e até mesmo da necessidade do entendimento dessas novas configurações econômicas em nível global, o trabalho ficou restrito apenas à área educacional, devido aos limites estabelecidos para a constituição do texto e da extensão que a problemática foi apresentando na medida em que a pesquisa começou a tomar características próprias.

O tratamento das questões referentes às reformas políticas e econômicas no planeta, particularmente desde os anos de 1970, seria absolutamente viável nos primeiros capítulos deste texto, mas ficariam restritas à abordagem no âmbito de uma revisão bibliográfica, principalmente repetindo o que já foi feito por outros autores, tarefa tomada como desnecessária para as finalidades propostas.

Dessa forma, quando da pertinência quanto à inserção dos temas que são mais bem debatidos, sobretudo nas áreas da Economia Política, da Ciência Política, da Sociologia Política, da Administração de Empresas, das Relações Internacionais e da História, optei por citar certos autores, nacionais ou estrangeiros, que fazem tais discussões.

Para viabilizar o objetivo principal deste trabalho, quer dizer, a análise sobre as três grandes IES particulares do setor privado, no caso, a Anhanguera Educacional Participações S.A., a Estácio Participações S.A. e a Kroton Educacional S.A., que atualmente contam, como uma de suas principais estratégias de gestão corporativa, com o capital aberto na BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros).

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Apesar do diagnóstico, e até mesmo da necessidade do entendimento dessas novas configurações econômicas em nível global, o trabalho ficou restrito apenas à área educacional, devido aos limites estabelecidos para a constituição do texto e da extensão que a problemática foi apresentando na medida em que a pesquisa começou a tomar características próprias.

O tratamento das questões referentes às reformas políticas e econômicas no planeta, particularmente desde os anos de 1970, seria absolutamente viável nos primeiros capítulos deste texto, mas ficariam restritas à abordagem no âmbito de uma revisão bibliográfica, principalmente repetindo o que já foi feito por outros autores, tarefa tomada como desnecessária para as finalidades propostas.

Dessa forma, quando da pertinência quanto à inserção dos temas que são mais bem debatidos, sobretudo nas áreas da Economia Política, da Ciência Política, da Sociologia Política, da Administração de Empresas, das Relações Internacionais e da História, optei por citar certos autores, nacionais ou estrangeiros, que fazem tais discussões.

Para viabilizar o objetivo principal deste trabalho, quer dizer, a análise sobre as três grandes IES particulares do setor privado, no caso, a Anhanguera Educacional Participações S.A., a Estácio Participações S.A. e a Kroton Educacional S.A., que atualmente contam, como uma de suas principais estratégias de gestão corporativa, com o capital aberto na BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros).

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