Sistema De Numeração Decimal No Ciclo De Alfabetização

A construção do número e a compreensão do Sistema De Numeração Decimal é base para a compreensão da leitura e da escrita do número nos mais diversos contextos socioculturais, favorecendo o desenvolvimento de procedimentos operatórios.


Compreender a estrutura decimal tanto quanto a posicional do sistema numérico permite ao aluno desenvolver habilidades nos processos de medições e expressão de medidas, além de lidar com tratamento de informação e de processos estatísticos. Isto revela a importância do tema para o desenvolvimento do currículo e para a formação do professor alfabetizador em Matemática na escola básica.
Os processos de mediação pedagógica ganham importância nas nossas reflexões, revelando que qualquer aprendizagem significativa da Matemática, do número ou de
outro conceito, depende da qualidade da mediação realizada pelo professor, sempre desafiando, estimulando e intervindo nos processos de construção da aprendizagem de cada criança. É assim que Elissandra de Oliveira de Almeida nos presenteia com o primeiro texto destacando o valor dos processos de mediação nas aulas de Matemática. Este primeiro texto, Mediação Pedagógica: uma via de mão dupla, nos revela que muitas das dificuldades de aprendizagens, dentre elas a construção do número, podem ser ressignificadas se nós, educadores, assumirmos nosso papel de mediadores pedagógicos.
Fazer das crianças protagonistas do processo de estruturação do sistema de numeração é a proposta de Sueli Brito Lira de Freitas, no texto A criança ativa na construção do número no SND, que nos apresenta sugestões de construção de um projeto pedagógico com efetiva participação de cada criança no desenvolvimento de atividades que permitam a gradativa aquisição de estruturas do sistema de numeração decimal, fazendo com que os aprendizes participem efusivamente dos embates, proposições e decisões, sempre trocando e validando ideias no processo coletivamente constituído. Sueli demonstra que materiais concretos e simbólicos, livres e estruturados, pedagógicos e culturais participam da constituição deste ambiente alfabetizador da Matemática no primeiro ciclo de escolarização.

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A construção do número e a compreensão do Sistema De Numeração Decimal é base para a compreensão da leitura e da escrita do número nos mais diversos contextos socioculturais, favorecendo o desenvolvimento de procedimentos operatórios.
Compreender a estrutura decimal tanto quanto a posicional do sistema numérico permite ao aluno desenvolver habilidades nos processos de medições e expressão de medidas, além de lidar com tratamento de informação e de processos estatísticos. Isto revela a importância do tema para o desenvolvimento do currículo e para a formação do professor alfabetizador em Matemática na escola básica.
Os processos de mediação pedagógica ganham importância nas nossas reflexões, revelando que qualquer aprendizagem significativa da Matemática, do número ou de
outro conceito, depende da qualidade da mediação realizada pelo professor, sempre desafiando, estimulando e intervindo nos processos de construção da aprendizagem de cada criança. É assim que Elissandra de Oliveira de Almeida nos presenteia com o primeiro texto destacando o valor dos processos de mediação nas aulas de Matemática. Este primeiro texto, Mediação Pedagógica: uma via de mão dupla, nos revela que muitas das dificuldades de aprendizagens, dentre elas a construção do número, podem ser ressignificadas se nós, educadores, assumirmos nosso papel de mediadores pedagógicos.
Fazer das crianças protagonistas do processo de estruturação do sistema de numeração é a proposta de Sueli Brito Lira de Freitas, no texto A criança ativa na construção do número no SND, que nos apresenta sugestões de construção de um projeto pedagógico com efetiva participação de cada criança no desenvolvimento de atividades que permitam a gradativa aquisição de estruturas do sistema de numeração decimal, fazendo com que os aprendizes participem efusivamente dos embates, proposições e decisões, sempre trocando e validando ideias no processo coletivamente constituído. Sueli demonstra que materiais concretos e simbólicos, livres e estruturados, pedagógicos e culturais participam da constituição deste ambiente alfabetizador da Matemática no primeiro ciclo de escolarização.

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