Muito oportuna a iniciativa das professoras Edineide Jezine e Ana Cláudia da Silva Rodrigues de organizarem a coletânea Diálogos Interdisciplinares E Temas Emergentes Na Produção Do Conhecimento Em Educação com uma amostra significativa dos estudos e pesquisas apresentadas e debatidas na reunião Regional Nordeste da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realizada em João Pessoa, no estado da Paraíba, em 2018.
O EPEN tem contribuído, desde a década de 1970, com a formação de estudantes e profissionais da educação, mediante a socialização da produção científica educacional, propiciando encontros fecundos entre pesquisadores e fortalecendo a constituição e consolidação de redes de pesquisas, sobretudo no âmbito da pós-graduação.
Em 2018, “Democracia em Tempo de Crise” foi o tema do evento que teve expressivo número de participantes, congregando pesquisadores cujos trabalhos trazem contribuições relevantes à produção acadêmico-científica da área.
Os textos que integram a coletânea tecem uma malha colorida, plena de nuances, cujos fios retratam os esforços de análises a respeito de temáticas educacionais que necessariamente requerem ultrapassar a abordagem exclusivamente disciplinar para que as interpretações logrem maior aproximação com as realidades exploradas.
Inaugura a coletânea o texto de Edineide Jezine Educação e Democracia em tempo de crise, Resistência e produção do conhecimento que oferece ao leitor uma visão contextualizada do XXIV Encontro de Pesquisa do Nordeste – XXIV EPEN, como um espaço de resistência acadêmica aos ataques recentes que atingem as Universidades públicas no país e incentiva o mercantilismo na educação.
Fazendo seu um dos aforismas de Boaventura de Souza Santos ao afirmar que “Os avanços nunca são irreversíveis e os retrocessos nunca são finais” , Thimoty Ireland apresenta o texto base do discurso proferido na abertura do XXIV EPEN Educação e Democracia em risco: o papel da pós-graduação em tempos de crise , dirigindo o seu foco analítico para o papel da pós-graduação em tempos de crise, em uma perspectiva histórica abrangente. Considera que face à “conjuntura neoliberal desumana recente”, a Universidade tem a responsabilidade de buscar respostas que não sejam “simplesmente reações à conjuntura atual”. Nessa perspectiva, apresenta oito propostas como forma de contribuição para “pensar a pós-graduação em tempos de crise”.