Escola Brasileira

O objetivo da pesquisa foi identificar o possível projeto de educação moral para a mocidade brasileira presente na obra do visconde de Cairu.

Qual é o projeto de educação moral para a mocidade brasileira presente na obra Escola Brasileira, do visconde de Cairu?

Na intenção de verificar se há um projeto de educação moral, e para responder a essa pergunta, analisamos o conjunto de sua obra educacional que se apresentou com uma abordagem sobre a educação das famílias e dos moços. Os livros pareceram-nos ser, para além do resultado do pensamento do autor, um desejo de orientar as famílias e a mocidade nos caminhos de uma filosofia moral, constitutiva de um novo Império, profundamente vincadas na tradição e no conservadorismo.

A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreendermos a política educacional do início do Império brasileiro e a cultura escolar implícita nos livros apresentados àqueles que viriam a se tornar o futuro do país.

Assim, percebemos essa lacuna na História da Educação que ainda não se dedicou a entender o papel desse escritor, o visconde de Cairu, e a sua concepção de educação e moral, expressa nos livros produzidos com a intenção de educar a mocidade.

Para essa pesquisa foi importante entender três momentos da história brasileira: primeiro, o momento da fundação do Estado com a ação de D. João VI elevando o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves; segundo, a construção de um novo pacto imaginando e construindo novos pilares de sustentação para novas instituições; e terceiro, a construção de um sistema educacional que se preocupasse com a longevidade da Nação e do Estado.

As principais fontes desta pesquisa foram os livros escritos pelo visconde de Cairu, cujos títulos demonstram seu investimento intelectual num projeto civilizador para a nação.

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Na intenção de verificar se há um projeto de educação moral, e para responder a essa pergunta, analisamos o conjunto de sua obra educacional que se apresentou com uma abordagem sobre a educação das famílias e dos moços. Os livros pareceram-nos ser, para além do resultado do pensamento do autor, um desejo de orientar as famílias e a mocidade nos caminhos de uma filosofia moral, constitutiva de um novo Império, profundamente vincadas na tradição e no conservadorismo.

A pesquisa justificou-se pela necessidade de compreendermos a política educacional do início do Império brasileiro e a cultura escolar implícita nos livros apresentados àqueles que viriam a se tornar o futuro do país.

Assim, percebemos essa lacuna na História da Educação que ainda não se dedicou a entender o papel desse escritor, o visconde de Cairu, e a sua concepção de educação e moral, expressa nos livros produzidos com a intenção de educar a mocidade.

Para essa pesquisa foi importante entender três momentos da história brasileira: primeiro, o momento da fundação do Estado com a ação de D. João VI elevando o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves; segundo, a construção de um novo pacto imaginando e construindo novos pilares de sustentação para novas instituições; e terceiro, a construção de um sistema educacional que se preocupasse com a longevidade da Nação e do Estado.

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