O Índio Na Literatura Infanto-Juvenil No Brasil

Publicado em 2003, este catálogo foi organizado por Cleide de Albuquerque Moreira e Hilda Carla Barbosa, que, motivadas pela dimensão e importância da literatura, bem como pela necessidade de incorporar um acervo destinado ao publico infanto-juvenil

, uniram esforços no sentido de elaborar uma obra de referência sobre literatura infanto-juvenil centrado na temática indígena.
Em algumas obras literárias destinadas ao público infanto-juvenil reunidas neste catálogo podemos observar que o tratamento dado aos índios e às suas sociedades reproduz, em muitos casos, imagens distorcidas e preconceituosas, tal como ocorre nos livros didáticos e na mídia em geral. Nas referidas obras, é bastante comum representar o índio de forma genérica, bem como situá-los em um passado distante.
Todavia esse quadro vem mudando nos últimos anos, tendo colaborado para isso o importante trabalho, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), de análise e avaliação de livros didáticos. Nesse sentido, é importante e necessário que se registre a existência de obras de ótima qualidade, que demonstram elaborado cuidado por parte dos autores e ilustradores no sentido de abordar questões como a diversidade cultural, o movimento indígena voltado para a luta pela terra e pelos direitos dos povos indígenas e, principalmente, o cuidado em adaptar para a linguagem escrita e visual os temas da tradição oral indígena.
A partir da temática abordada, podemos destacar, na presente coleção, três categorias: a primeira relacionada à história do Brasil e à formação do povo brasileiro; a segunda inspirada no cotidiano dos povos indígenas e em sua relação com a natureza, basicamente no formato de aventuras; e, por último, temas que se apropriam da tradição oral e dos mitos, adaptando-os ou recriando suas histórias.
Esta obra de referência, intitulada O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil, encontra-se organizada em 04 partes:
Referências Bibliográficas
Índice de Títulos
Índice de Autores
Índice de Editoras
PARTE I – Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas trazem os dados essenciais e identificadores dos livros. Contêm: autor, título, notas tipográficas e resumo das obras.
PARTE II, III e IV – Índice de Títulos, de Autores e de Editoras
O índice é todo alfabético e cada entrada remete ao número correspondente da referência bibliográfica.
Para realizar a pesquisa no índice, deve-se inicialmente escolher o título, o autor ou a editora de que se necessita.
Uma vez identificado o item procurado, deve-se consultar a listagem de referências bibliográficas, com a ajuda do número sequencial.

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Publicado em 2003, este catálogo foi organizado por Cleide de Albuquerque Moreira e Hilda Carla Barbosa, que, motivadas pela dimensão e importância da literatura, bem como pela necessidade de incorporar um acervo destinado ao publico infanto-juvenil, uniram esforços no sentido de elaborar uma obra de referência sobre literatura infanto-juvenil centrado na temática indígena.
Em algumas obras literárias destinadas ao público infanto-juvenil reunidas neste catálogo podemos observar que o tratamento dado aos índios e às suas sociedades reproduz, em muitos casos, imagens distorcidas e preconceituosas, tal como ocorre nos livros didáticos e na mídia em geral. Nas referidas obras, é bastante comum representar o índio de forma genérica, bem como situá-los em um passado distante.
Todavia esse quadro vem mudando nos últimos anos, tendo colaborado para isso o importante trabalho, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), de análise e avaliação de livros didáticos. Nesse sentido, é importante e necessário que se registre a existência de obras de ótima qualidade, que demonstram elaborado cuidado por parte dos autores e ilustradores no sentido de abordar questões como a diversidade cultural, o movimento indígena voltado para a luta pela terra e pelos direitos dos povos indígenas e, principalmente, o cuidado em adaptar para a linguagem escrita e visual os temas da tradição oral indígena.
A partir da temática abordada, podemos destacar, na presente coleção, três categorias: a primeira relacionada à história do Brasil e à formação do povo brasileiro; a segunda inspirada no cotidiano dos povos indígenas e em sua relação com a natureza, basicamente no formato de aventuras; e, por último, temas que se apropriam da tradição oral e dos mitos, adaptando-os ou recriando suas histórias.
Esta obra de referência, intitulada O Índio na Literatura Infanto-juvenil no Brasil, encontra-se organizada em 04 partes:
Referências Bibliográficas
Índice de Títulos
Índice de Autores
Índice de Editoras
PARTE I – Referências Bibliográficas
As referências bibliográficas trazem os dados essenciais e identificadores dos livros. Contêm: autor, título, notas tipográficas e resumo das obras.
PARTE II, III e IV – Índice de Títulos, de Autores e de Editoras
O índice é todo alfabético e cada entrada remete ao número correspondente da referência bibliográfica.
Para realizar a pesquisa no índice, deve-se inicialmente escolher o título, o autor ou a editora de que se necessita.
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