Reflexões Sobre História Local E Produção De Material Didático

No momento em que tem havido uma reavaliação do desempenho da Educação no Brasil, no tocante às formas de construção do conhecimento, os professores da área de História têm-se debruçado já há algumas décadas sobre o problema da chamada História nacional em oposição às realidades regionais e locais.

Cada vez mais o papel do professor de História tem sido rediscutido, sendo reavaliada a questão curricular no sentido de aproximar o conteúdo do contexto no qual o aluno está inserido. A partir da Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (MEC), os Departamentos de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com instituições ligadas à rede básica do ensino público, realizaram um curso de formação cujo foco foi o ensino de História Local e produção de material didático.
A necessidade de aliar a discussão sobre a História Local e a produção de material didático ocorreu pelo motivo de não haver recursos didáticos disponíveis que contemplem a diversidade de culturas das múltiplas localidades existentes neste imenso Brasil. Como parte do planejamento do curso, os capítulos que apresentamos a seguir tiveram a preocupação constante de aliar a teoria sobre a História Local com a possibilidade prática da construção de materiais didáticos produzidos pelos próprios cursistas, professores da rede básica.
Para tanto, o leitor interessado em uma História Local e em produção de material didático coerente com a realidade dos alunos encontrará uma seleção de assuntos que contribuem para ampliar ou aprofundar seus conhecimentos sobre diversas temáticas.
O livro oferece os principais elementos para se pensar a História Local, assim como diferentes formas de sua abordagem e de como construir esse tipo de História. Esperamos, pois, que o debate nele posto venha contribuir de forma significativa com os educadores da rede básica de ensino, cujo desafio cotidiano da sala de aula clama cada vez mais por conteúdos significativos e por criativas formas de abordá-los.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Reflexões Sobre História Local E Produção De Material Didático

No momento em que tem havido uma reavaliação do desempenho da Educação no Brasil, no tocante às formas de construção do conhecimento, os professores da área de História têm-se debruçado já há algumas décadas sobre o problema da chamada História nacional em oposição às realidades regionais e locais. Cada vez mais o papel do professor de História tem sido rediscutido, sendo reavaliada a questão curricular no sentido de aproximar o conteúdo do contexto no qual o aluno está inserido. A partir da Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (MEC), os Departamentos de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com instituições ligadas à rede básica do ensino público, realizaram um curso de formação cujo foco foi o ensino de História Local e produção de material didático.
A necessidade de aliar a discussão sobre a História Local e a produção de material didático ocorreu pelo motivo de não haver recursos didáticos disponíveis que contemplem a diversidade de culturas das múltiplas localidades existentes neste imenso Brasil. Como parte do planejamento do curso, os capítulos que apresentamos a seguir tiveram a preocupação constante de aliar a teoria sobre a História Local com a possibilidade prática da construção de materiais didáticos produzidos pelos próprios cursistas, professores da rede básica.
Para tanto, o leitor interessado em uma História Local e em produção de material didático coerente com a realidade dos alunos encontrará uma seleção de assuntos que contribuem para ampliar ou aprofundar seus conhecimentos sobre diversas temáticas.
O livro oferece os principais elementos para se pensar a História Local, assim como diferentes formas de sua abordagem e de como construir esse tipo de História. Esperamos, pois, que o debate nele posto venha contribuir de forma significativa com os educadores da rede básica de ensino, cujo desafio cotidiano da sala de aula clama cada vez mais por conteúdos significativos e por criativas formas de abordá-los.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog