Este e-book é o resultado da articulação entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, da FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente e da FAAC – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, e a Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla, da US – Universidade de Sevilla, em Sevilha, Espanha, após a visita dos docentes da Unesp a esta universidade, em maio de 2015.
Esta visita foi fruto do Edital Visita Docente/2014 proposto pela Pró Reitoria de Graduação e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, contemplada através do projeto intitulado: “Novas Metodologias de Ensino-Apredizagem em Projeto de Arquitetura e Urbanismo na Era da Informação”, além da existência de um convênio já firmado entre as instituições Unesp-US.
O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Evandro Fiorin e teve, como colaboradores: Profa. Dra. Arlete Maria Francisco, Profa. Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron e Prof. Dr. Hélio Hirao do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT-Unesp, campus de Presidente Prudente; Prof. Dr. Samir Hernandes Tenório Gomes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC-Unesp, campus de Bauru e Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira do Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo FAAC- Unesp, campus de Bauru.
A Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla da Universidad de Sevilla – US é uma importante referência nas áreas de projeto de arquitetura e urbanismo, patrimônio e de fabricação digital, através dos chamados Fab Labs (abreviação do termo em inglês fabrication laboratory) – que designam plataformas de prototipagem rápida – os quais constituem-se em terreno fértil para a inovação. Sendo assim, foram vários os motivos que se somaram para esta escola ter sido escolhida pela visita docente.
Este livro intitulado: Metodologias De Projeto E Ferramentas De Pesquisa, Ensino-Aprendizagem Em Arquitetura E Urbanismo: Experiências De São Paulo-Sevilha foi pensado a partir de um intercâmbio de ideias entre os docentes e arquitetos das escolas do interior do Estado de São Paulo, no Brasil e os docentes e arquitetos de Sevilha, na Espanha, com os quais convivemos. Consideradas as realidades distintas e os experimentos diversos, se produz, tal como no texto do Prof. Julián, “Un proyecto en espiral”. Digital e diverso, bits bilíngues, um caleidoscópio de experiências em arquitetura e urbanismo que estão em processo entre São Paulo-Sevilha.