Neste livro, Além-Mar, Lino nos oferece a história de um médico capaz de nos encher de admiração e carinho, produzindo identidade e referência também naqueles que são ou pretendem ser profissionais de saúde.
Dr. Dmytro Petruk é um médico ucraniano que, recém-formado, foi cuidar de pessoas em locais que pouquíssimos médicos ousavam ir em seu país. No meio de uma crise econômica e política, imigra da Ucrânia e trabalha em muitos outros empregos antes de retomar a condição de médico na Europa.
Em 2013, uma situação, uma oportunidade e algumas paixões lhe trouxeram ao Brasil para participar do Programa Mais Médicos.
Numa pequena cidade no litoral do Rio Grande do Norte, atendendo pequenas comunidades de pescadores, Dmytro constrói relações de cuidado com potência suficiente para preencher com atenção, respeito e afeto, necessidades de saúde como as de Dona Francisca, que antes eram remediadas com psicotrópicos.
Lino vai perscrutando com a mesma atenção tanto a prosa do médico relacionada a seus dotes e preferências na cozinha, músicas e danças de seu país, quanto aquelas feitas com objetivos terapêuticos.
Sensível, registra uma conversa na consulta que revela a importância do profissional de saúde dialogar pedagogicamente, passando segurança, tranquilidade, mas também contrapondo pedidos e expectativas geradas por uma sociedade que tenta transformar certos produtos, os medicamentos, em uma necessidade de saúde por interesses outros que não o bem-estar das pessoas.
Lino faz um mergulho no dia a dia de um médico da Estratégia Saúde da Família numa pequena cidade do Brasil. Pessoas diferentes com diferentes problemas e necessidades de saúde e cada um lidando ao seu modo – com sua história, modos de ser e possibilidades – com sua condição.
Mostra um profissional cuidadoso, disponível e disposto que, mesmo depois de atender todos os “marcados para o dia”, não se furta a acudir aqueles que trazem uma necessidade de última hora ou mais um retardatário quando já abria a porta do carro.