Filosofia, Literatura E Religião

O livro busca, através das aproximações entre Literatura, Filosofia e Religião, compreender como as ambiguidades do humano se entrelaçam nesses saberes.

O presente livro busca, através das aproximações entre Literatura, Filosofia e Religião, compreender como as ambiguidades do humano se entrelaçam nesses saberes. O texto literário será o ponto de partida para o estabelecimento das interfaces, pois, segundo Jacques Derrida, em Essa estranha instituição chamada literatura, “a literatura talvez se mantenha à beira de tudo, quase mais além de tudo, inclusive de si própria.

É a coisa mais interessante do mundo, talvez mais interessante do que o mundo”. Plurissignificativa, escorregadia, aberta e cheia de fissuras, tudo o que é humano desvela-se em seu tecido. Tudo, como disse Derrida, está em Shakespeare: “tudo e o resto, portanto, tudo ou quase.

Mas, enfim, tudo está também em Celan e, da mesma forma, embora diferentemente, na República de Platão ou em Joyce, na Bíblia, em Vico ou em Kafka, sem mencionar os vivos, em toda a parte, bem, quase em toda parte”.

Há, no texto literário, um encanto que transborda, sacia, alimenta e alegra, ao mesmo tempo em que sufoca, agride e entristece. É dessa ambiguidade, estado constante da condição humana, que fervilham muitas teorias. Não sem razão, Nietzsche, Deleuze, Guattari, Heidegger, Sartre, Foucault, Freud, Derrida, entre tantos outros pensadores, encontraram na literatura um caminho fértil para construir teorias.

A Literatura, portanto, tem intimidades secretas, diversas e necessárias com a Filosofia e com a Religião. É a partir do entrelaçamento entre esses três saberes que os autores do presente livro se lançam no tecido e nas malhas do existir, tentado, de algum modo, lançar luzes sobre a enigmática e fascinante forma, ou formas, de habitar esta terra.

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O presente livro busca, através das aproximações entre Literatura, Filosofia e Religião, compreender como as ambiguidades do humano se entrelaçam nesses saberes. O texto literário será o ponto de partida para o estabelecimento das interfaces, pois, segundo Jacques Derrida, em Essa estranha instituição chamada literatura, “a literatura talvez se mantenha à beira de tudo, quase mais além de tudo, inclusive de si própria.

É a coisa mais interessante do mundo, talvez mais interessante do que o mundo”. Plurissignificativa, escorregadia, aberta e cheia de fissuras, tudo o que é humano desvela-se em seu tecido. Tudo, como disse Derrida, está em Shakespeare: “tudo e o resto, portanto, tudo ou quase.

Mas, enfim, tudo está também em Celan e, da mesma forma, embora diferentemente, na República de Platão ou em Joyce, na Bíblia, em Vico ou em Kafka, sem mencionar os vivos, em toda a parte, bem, quase em toda parte”.

Há, no texto literário, um encanto que transborda, sacia, alimenta e alegra, ao mesmo tempo em que sufoca, agride e entristece. É dessa ambiguidade, estado constante da condição humana, que fervilham muitas teorias. Não sem razão, Nietzsche, Deleuze, Guattari, Heidegger, Sartre, Foucault, Freud, Derrida, entre tantos outros pensadores, encontraram na literatura um caminho fértil para construir teorias.

A Literatura, portanto, tem intimidades secretas, diversas e necessárias com a Filosofia e com a Religião. É a partir do entrelaçamento entre esses três saberes que os autores do presente livro se lançam no tecido e nas malhas do existir, tentado, de algum modo, lançar luzes sobre a enigmática e fascinante forma, ou formas, de habitar esta terra.

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