II Encontro Nacional PIBID-Filosofia

A obrigatoriedade da Filosofia como disciplina do Ensino Médio brasileiro, em 2008, trouxe a necessidade de atentarmos para inúmeras questões: como fazer do espaço institucional da sala de aula a oportunidade de abertura ao pensamento filosófico?
Como propor currículos que levem em conta a pluralidade de perspectivas filosóficas, metodológicas e didáticas? Como devem se constituir os materiais didáticos para atender aos alunos e professores de Ensino Médio da rede pública? Como ensinar filosoficamente a Filosofia e, concomitantemente, propiciar um aprendizado efetivamente significativo para o estudante da etapa terminal da Educação Básica? Como deve ser a formação daqueles que irão ensinar Filosofia nas escolas?
As investigações sobre os questionamentos supracitados delineiam o Ensino de Filosofia como área de pesquisa.
Uma vez que são inúmeros os pressupostos filosóficos dessas discussões - O que é ensinar? O que é aprender? O que é Filosofia? O que é ensinar Filosofia? O que é ensinar filosoficamente a Filosofia? entre outros -, tem-se que o Ensino de Filosofia se constitui como um problema de pesquisa tanto de natureza pedagógica quanto filosófica. Um problema crucial para os filósofos e, primordialmente, para os filósofos cujo ofício é (ou será) o de ser professor.
A despeito do que definem os dispositivos legais que orientam a formação inicial em nível superior, os cursos de Licenciatura em Filosofia ainda buscam sua integralidade própria com relação aos Bacharelados, bem como procuram amenizar o hiato entre formação teórica e prática docente.
Neste cenário de reorganização dos cursos de formação de professores e inserção do ensino da Filosofia como objeto acadêmico de pesquisa, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ocupa papel crucial, propiciando uma oportunidade diferenciada: os estudantes participam do planejamento das aulas, das regências, do acompanhamento das atividades, de eventos científicos, de oficinas abertas à comunidade etc., deparando-se com uma rica possibilidade de formação.
Com o objetivo de conhecer as experiências realizadas no âmbito do PIBID de norte a sul do país, em junho de 2013 foi realizado o I Encontro Nacional PIBID-Filosofia, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória. Sob a generosa e acolhedora organização do professor Sergio Schweder e dos bolsistas da UFES, a primeira edição do evento fez jus ao nome, compreendendo um rico encontro de pessoas envolvidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

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A obrigatoriedade da Filosofia como disciplina do Ensino Médio brasileiro, em 2008, trouxe a necessidade de atentarmos para inúmeras questões: como fazer do espaço institucional da sala de aula a oportunidade de abertura ao pensamento filosófico?
Como propor currículos que levem em conta a pluralidade de perspectivas filosóficas, metodológicas e didáticas? Como devem se constituir os materiais didáticos para atender aos alunos e professores de Ensino Médio da rede pública? Como ensinar filosoficamente a Filosofia e, concomitantemente, propiciar um aprendizado efetivamente significativo para o estudante da etapa terminal da Educação Básica? Como deve ser a formação daqueles que irão ensinar Filosofia nas escolas?
As investigações sobre os questionamentos supracitados delineiam o Ensino de Filosofia como área de pesquisa.
Uma vez que são inúmeros os pressupostos filosóficos dessas discussões – O que é ensinar? O que é aprender? O que é Filosofia? O que é ensinar Filosofia? O que é ensinar filosoficamente a Filosofia? entre outros -, tem-se que o Ensino de Filosofia se constitui como um problema de pesquisa tanto de natureza pedagógica quanto filosófica. Um problema crucial para os filósofos e, primordialmente, para os filósofos cujo ofício é (ou será) o de ser professor.
A despeito do que definem os dispositivos legais que orientam a formação inicial em nível superior, os cursos de Licenciatura em Filosofia ainda buscam sua integralidade própria com relação aos Bacharelados, bem como procuram amenizar o hiato entre formação teórica e prática docente.
Neste cenário de reorganização dos cursos de formação de professores e inserção do ensino da Filosofia como objeto acadêmico de pesquisa, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ocupa papel crucial, propiciando uma oportunidade diferenciada: os estudantes participam do planejamento das aulas, das regências, do acompanhamento das atividades, de eventos científicos, de oficinas abertas à comunidade etc., deparando-se com uma rica possibilidade de formação.
Com o objetivo de conhecer as experiências realizadas no âmbito do PIBID de norte a sul do país, em junho de 2013 foi realizado o I Encontro Nacional PIBID-Filosofia, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória. Sob a generosa e acolhedora organização do professor Sergio Schweder e dos bolsistas da UFES, a primeira edição do evento fez jus ao nome, compreendendo um rico encontro de pessoas envolvidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

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