O suicídio é o ato deliberado e intencional de causar a própria morte, independentemente da motivação ou do caráter impulsivo ou planejado. Ele é um fenômeno complexo, multifatorial e multideterminado, no qual os fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais, entre outros, interagem no desenvolvimento do comportamento suicida.
O comportamento suicida, a partir da perspectiva da saúde pública, é visto como um continuum que envolve desde ideação suicida, passando pelas tentativas e, por fim, o suicídio consumado. A ideação suicida refere-se tanto a pensamentos passageiros sobre desejos de morte até ideias fixas sobre dar fim à vida.
Quanto às tentativas de suicídio, alguns estudos estimam que elas excedam o número de mortes por suicídio em pelo menos dez vezes, sendo um importante fator de risco para o suicídio consumado.
Diante do aumento de mortes por suicídio na população jovem nos últimos anos, juntamente com o crescente número de tentativas, este assunto ultrapassou o espaço da saúde e passou a fazer parte do ambiente escolar. Isso trouxe para a realidade dos profissionais da escola este tema que costuma(va) ser bastante silenciado.
É comum haver muitas dúvidas sobre as variáveis que envolvem o tópico “suicídio”, e uma das razões que contribuem para o pouco conhecimento sobre isso é que este tema ainda é um tabu. Por isso, muitas vezes acabamos não falando sobre ele, também por medo de causar algum dano.
Porém, ao conhecer mais sobre o comportamento suicida podemos nos sentir mais seguros para falar do assunto, ficando atentos aos sinais de alerta para ajudar alguém que pode estar em risco, e, assim, contribuindo para prevenir o suicídio.
Diante disso, Vamos Falar Sobre Suicídio? tem o objetivo de contribuir com algumas informações sobre o comportamento suicida, especialmente para você que atua no ambiente escolar, para que possa fazer parte dessa tarefa coletiva de diminuir o estigma sobre o assunto e contribuir na prevenção do suicídio de estudantes.
Em Vamos Falar Sobre Suicídio?, a compreensão do suicídio se dá pela perspectiva da saúde pública, numa abordagem transdisciplinar. Isso significa que diversos pontos de vista sobre o fenômeno são considerados: médico, filosófico, psicológico e sociológico. O comportamento suicida, comumente é apresentado em termos de fatores de risco e de proteção, que serão apresentados mais adiante.