Daniela Motta De Oliveira & Lauriana G. De Paiva-Gutierrez (Orgs.) – Políticas Educacionais De Gestão E Currículo

Políticas Educacionais De Gestão E Currículo reflete a riqueza teórico-metodológica de cada um dos autores e o rigor de suas pesquisas.

Daniela Motta De Oliveira & Lauriana G. De Paiva-Gutierrez (Orgs.) – Políticas Educacionais De Gestão E Currículo: Implicações Para O Trabalho E Formação Docente

O Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, em seus pouco mais de 50 anos, vem consolidando sua vocação inequívoca com a formação de professores. Criada como campo de estágio curricular para as licenciaturas, e como espaço de experimentação de novas metodologias de ensino, nossa escola hoje atende a crianças, jovens e adultos que aqui realizam sua educação básica, e a acadêmicos das licenciaturas que realizam estágios e participam de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Além dessas ações, no campo da formação continuada de professores, nossa escola consolidou seus esforços mantendo, desde 2012, turmas de especialização em educação no ensino fundamental e, mais recentemente, em educação física na educação básica. Em ambos os cursos, são oferecidas vagas à comunidade, gratuitas, formando especialistas com capacidade crítica e referenciados no ensino de qualidade desenvolvido na escola.

Políticas Educacionais De Gestão E Currículo é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2012 a 2016, nos Seminários Acadêmicos e em outros espaços de debate promovidos por nós durante o desenvolvimento do Curso de Especialização em Educação no Ensino Fundamental do C.A. João XXIII/UFJF, em suas três turmas concluídas. O último Seminário, realizado em 2016, foi concebido e organizado pelos dois cursos de especialização, o que trouxe uma riqueza ainda maior para o evento.

Políticas Educacionais De Gestão E Currículo tem como ponto de partida a contribuição dos professores convidados para debates e mesas redondas, cujos trabalhos suscitaram intensas reflexões e discussões com o conjunto dos professores/alunos e demais participantes dos eventos, abertos à comunidade acadêmica e aos professores do ensino fundamental de forma geral.

Reflete a riqueza teórico-metodológica de cada um dos autores, mas também mostra o rigor de suas pesquisas e aponta, de forma crítica, para os desafios da educação contemporânea, em especial, das políticas públicas desenvolvidas nos anos 2000 para a educação básica e para a formação de professores.

Vale destacar a atuação dos autores dos trabalhos em diferentes redes públicas de educação (federal, estadual e municipal), mas que têm em comum a defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Os textos sustentam esse posicionamento político e o compromisso inequívoco com a formação de professores.

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Políticas Educacionais De Gestão E Currículo reflete a riqueza teórico-metodológica de cada um dos autores e o rigor de suas pesquisas.

Daniela Motta De Oliveira & Lauriana G. De Paiva-Gutierrez (Orgs.) - Políticas Educacionais De Gestão E Currículo: Implicações Para O Trabalho E Formação Docente

O Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, em seus pouco mais de 50 anos, vem consolidando sua vocação inequívoca com a formação de professores. Criada como campo de estágio curricular para as licenciaturas, e como espaço de experimentação de novas metodologias de ensino, nossa escola hoje atende a crianças, jovens e adultos que aqui realizam sua educação básica, e a acadêmicos das licenciaturas que realizam estágios e participam de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Além dessas ações, no campo da formação continuada de professores, nossa escola consolidou seus esforços mantendo, desde 2012, turmas de especialização em educação no ensino fundamental e, mais recentemente, em educação física na educação básica. Em ambos os cursos, são oferecidas vagas à comunidade, gratuitas, formando especialistas com capacidade crítica e referenciados no ensino de qualidade desenvolvido na escola.

Políticas Educacionais De Gestão E Currículo é resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2012 a 2016, nos Seminários Acadêmicos e em outros espaços de debate promovidos por nós durante o desenvolvimento do Curso de Especialização em Educação no Ensino Fundamental do C.A. João XXIII/UFJF, em suas três turmas concluídas. O último Seminário, realizado em 2016, foi concebido e organizado pelos dois cursos de especialização, o que trouxe uma riqueza ainda maior para o evento.

Políticas Educacionais De Gestão E Currículo tem como ponto de partida a contribuição dos professores convidados para debates e mesas redondas, cujos trabalhos suscitaram intensas reflexões e discussões com o conjunto dos professores/alunos e demais participantes dos eventos, abertos à comunidade acadêmica e aos professores do ensino fundamental de forma geral.

Reflete a riqueza teórico-metodológica de cada um dos autores, mas também mostra o rigor de suas pesquisas e aponta, de forma crítica, para os desafios da educação contemporânea, em especial, das políticas públicas desenvolvidas nos anos 2000 para a educação básica e para a formação de professores.

Vale destacar a atuação dos autores dos trabalhos em diferentes redes públicas de educação (federal, estadual e municipal), mas que têm em comum a defesa intransigente da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. Os textos sustentam esse posicionamento político e o compromisso inequívoco com a formação de professores.

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