Formação Continuada Em Educação Física No Diálogo Com A Cultura Digital

Cada sessão do livro relata alguns encontros entre conceitos e professores para pensar a melhoria da formação continuada de professores em Educação Física

A obra investe no diálogo entre os saberes sistematizados no campo da Educação e aqueles difratados nos meios de comunicação, partindo de um momento social impregnado pela cultura midiática.

Nesse sentido, o texto relata e discute a tematização da mídia-educação entre os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino da cidade do Natal/RN, problematizando os limites e possibilidades do diálogo entre os discursos midiáticos e os conteúdos escolares.

A obra é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) e a Secretaria de Educação (SME) do Município do Natal.

Ao discutir conceitos como comunicação, narrativa, mediação e gamificação, cada sessão relata alguns encontros entre conceitos e professores para pensar a melhoria da formação continuada de professores em Educação Física a partir da possibilidade de construção de propostas de ensino.

A linguagem empregada, em geral, é simples, de fácil leitura, dando voz aos atores diretamente envolvidos na concretização do programa. Ela mescla adequadamente um tom de reflexão conceitual com breves relatos ou mesmo prescrições de possibilidades de prática mídia-educativa na Educação Física escolar.

Tanto a preocupação com a formação continuada de professores do ensino básico quanto à tematização da “midiatização” dos conhecimentos e práticas da área da Educação Física são iniciativas muito bem-vindas e necessárias como políticas públicas.

De fato, a popularização e a incorporação dos meios digitais no cotidiano das pessoas, particularmente de crianças e jovens, tidos por alguns como “nativos digitais”, vêm fazendo com que o campo das práticas corporais – como de resto, toda a cultura – venha sendo socialmente apropriado e compartilhado através dessa “comunicação mediada”.

Informações pouco sistematizadas sobre vários aspectos associados às práticas corporais, como a saúde, o lazer, a estética, o esporte e o jogo, entre outros, chegam cada vez mais à escola por meio dos discursos midiáticos incorporados pelos estudantes (e até mesmo pelos docentes da área!).

Isso está a determinar que seja integrada uma nova e urgente intencionalidade pedagógica às tarefas didáticas do professor de Educação Física, de modo que lhe permita construir com seus alunos um diálogo esclarecido e emancipado entre o conhecimento acadêmico, transposto para a escola como conteúdo, e esses saberes/fazeres decorrentes do discurso midiático que compõem a cultura de movimento dos alunos.

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Nesse sentido, o texto relata e discute a tematização da mídia-educação entre os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino da cidade do Natal/RN, problematizando os limites e possibilidades do diálogo entre os discursos midiáticos e os conteúdos escolares.

A obra é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) e a Secretaria de Educação (SME) do Município do Natal.

Ao discutir conceitos como comunicação, narrativa, mediação e gamificação, cada sessão relata alguns encontros entre conceitos e professores para pensar a melhoria da formação continuada de professores em Educação Física a partir da possibilidade de construção de propostas de ensino.

A linguagem empregada, em geral, é simples, de fácil leitura, dando voz aos atores diretamente envolvidos na concretização do programa. Ela mescla adequadamente um tom de reflexão conceitual com breves relatos ou mesmo prescrições de possibilidades de prática mídia-educativa na Educação Física escolar.

Tanto a preocupação com a formação continuada de professores do ensino básico quanto à tematização da “midiatização” dos conhecimentos e práticas da área da Educação Física são iniciativas muito bem-vindas e necessárias como políticas públicas.

De fato, a popularização e a incorporação dos meios digitais no cotidiano das pessoas, particularmente de crianças e jovens, tidos por alguns como “nativos digitais”, vêm fazendo com que o campo das práticas corporais – como de resto, toda a cultura – venha sendo socialmente apropriado e compartilhado através dessa “comunicação mediada”.

Informações pouco sistematizadas sobre vários aspectos associados às práticas corporais, como a saúde, o lazer, a estética, o esporte e o jogo, entre outros, chegam cada vez mais à escola por meio dos discursos midiáticos incorporados pelos estudantes (e até mesmo pelos docentes da área!).

Isso está a determinar que seja integrada uma nova e urgente intencionalidade pedagógica às tarefas didáticas do professor de Educação Física, de modo que lhe permita construir com seus alunos um diálogo esclarecido e emancipado entre o conhecimento acadêmico, transposto para a escola como conteúdo, e esses saberes/fazeres decorrentes do discurso midiático que compõem a cultura de movimento dos alunos.

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