O processo de Avaliação Interna da Universidade, para se incorporar ao processo democrático da gestão universitária e fazer sentido no conjunto das ações da Instituição, precisa ser uma tarefa coletiva. Precisa, ainda, articular-se claramente ao planejamento participativo, pois os objetivos, definidos e assumidos por todos, deverão também ser avaliados por todos.
A Avaliação Interna na Universidade Federal do Tocantins (UFT) ainda busca encontrar seu espaço como tarefa coletiva da comunidade acadêmica, precisa ser compreendida como uma ferramenta democrática e como um exercício em que a Instituição se permite olhar criticamente, reconhecendo suas potencialidades e limites.
No entanto, devemos reconhecer que a UFT já deu passos significativos na direção da estruturação de sua Avaliação Interna. Pode-se dizer que a história da avaliação desta Instituição teve início com a nomeação da primeira comissão Interna de avaliação em 2003. Desde então, importantes discussões foram realizadas, projetos de avaliação foram elaborados e relatórios produzidos e publicados. Não se deve esquecer também que vários
sujeitos aprenderam sobre avaliação e deixaram importantes contribuições para esse processo.
A presente produção nasce da necessidade de um prolongamento da Avaliação Interna da UFT e, neste sentido, tem como objetivo aprofundar algumas reflexões sobre a Instituição. É, portanto, a reunião de um conjunto de esforços para refletir sobre a Universidade em suas várias dimensões e em seus movimentos atuais. Serão encontrados aqui registros de um processo de Avaliação Institucional em construção e, como veremos, tal processo, ainda que inicial, já nos permite a extração de alguns dados para reflexões sobre o que é e o que faz a UFT em sua primeira década de existência.
Os artigos que fazem parte do presente trabalho, em grande parte, fundamentam-se em dados produzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) durante os meses de novembro e dezembro de 2009. Á época, aplicou-se um questionário aos três segmentos da comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos administrativos) com questões que buscavam contemplar as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
A UFT No Contexto Educacional Do Tocantins
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