Comunicação, Jornalismo E Educação

Reconhecer que o discurso midiático é um elemento que constrói a realidade e que o mesmo se ancora na velha mídia (impresso, rádio, jornal), ou nas novas mídias e redes sociais, é um dos temas abordados nessa coletânea ao problematizar o papel da mídia na sociedade contemporânea.

Não temos a pretensão de ter a palavra final, mas entendemos a coletânea como um espaço do contraditório, aberto e dinâmico.
Além disso, de maneira transversal, os capítulos discutem o(s) papel(is) do jornalista como um agente social que pode contribuir com a educação, disseminação de conhecimentos e direitos é problematizar a profissão, sua práxis e reconhecer não que há, necessariamente, só uma crise, mas, uma mudança no modus operandi de toda sociedade a qual, segundo Zygmunt Bauman, vivencia tempos líquidos, exigindo assim do jornalista, o reinventar-se.
Dividimos essa coletânea em duas partes: a primeira, intitulada Profissão Jornalística e a Eclosão de Novos Espaços e Narrativas. Os objetos são variados tendo o jornalismo pósindustrial, com maior possibilidade de autonomia (tanto econômica quanto política), a utilização de novas tecnologias da informação, redes sociais e aplicativos seja na ou para obtenção de pautas, construção de notícias ou ainda um canal que viabiliza um jornalismo colaborativo e com uma narrativa transmídia e como isso modifica a forma de fazer jornalismo. Na segunda parte, intitulada “Estudos de Comunicação, Jornalismo e Educação” apresenta a prática jornalística ligada a promoção de educação em Direitos Humanos, para educação no Trânsito, a Educomunicação como uma possibilidade de educação mais atrativa e eficaz, novas profissões como viderrepórter e a utilização de ferramentas da comunicação na formação de opinião favorável à militarização de escola pública. É claro que, apesar das reflexões, as temáticas não se esgotam em si mesmas, permitindo aprofundamentos e posteriores reflexões.

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Reconhecer que o discurso midiático é um elemento que constrói a realidade e que o mesmo se ancora na velha mídia (impresso, rádio, jornal), ou nas novas mídias e redes sociais, é um dos temas abordados nessa coletânea ao problematizar o papel da mídia na sociedade contemporânea. Não temos a pretensão de ter a palavra final, mas entendemos a coletânea como um espaço do contraditório, aberto e dinâmico.
Além disso, de maneira transversal, os capítulos discutem o(s) papel(is) do jornalista como um agente social que pode contribuir com a educação, disseminação de conhecimentos e direitos é problematizar a profissão, sua práxis e reconhecer não que há, necessariamente, só uma crise, mas, uma mudança no modus operandi de toda sociedade a qual, segundo Zygmunt Bauman, vivencia tempos líquidos, exigindo assim do jornalista, o reinventar-se.
Dividimos essa coletânea em duas partes: a primeira, intitulada Profissão Jornalística e a Eclosão de Novos Espaços e Narrativas. Os objetos são variados tendo o jornalismo pósindustrial, com maior possibilidade de autonomia (tanto econômica quanto política), a utilização de novas tecnologias da informação, redes sociais e aplicativos seja na ou para obtenção de pautas, construção de notícias ou ainda um canal que viabiliza um jornalismo colaborativo e com uma narrativa transmídia e como isso modifica a forma de fazer jornalismo. Na segunda parte, intitulada “Estudos de Comunicação, Jornalismo e Educação” apresenta a prática jornalística ligada a promoção de educação em Direitos Humanos, para educação no Trânsito, a Educomunicação como uma possibilidade de educação mais atrativa e eficaz, novas profissões como viderrepórter e a utilização de ferramentas da comunicação na formação de opinião favorável à militarização de escola pública. É claro que, apesar das reflexões, as temáticas não se esgotam em si mesmas, permitindo aprofundamentos e posteriores reflexões.

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