O PROEJA Como Inquilino

O objetivo geral de nossa pesquisa é avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

– IF SERTÃO PE Campus Petrolina, compreendendo o período de (2006-2013), com enfoque nos princípios estabelecidos pelo Documento Base do Programa. Isto implica, necessariamente, um posicionamento sobre o que se entende por avaliação, tendo em vista que este é um termo polissêmico e que assume características diferenciadas ao longo da história.
Partindo desse mesmo entendimento, assumimos a existência de determinados pressupostos diante do ato de avaliar, sendo eles: a) avaliar é um ato essencialmente político como aponta Silva e Silva, “[...] trata-se, necessariamente, de um julgamento valorativo [...], não é um ato neutro nem exterior as relações de poder, mas é um ato eminentemente político”; b) o ato de avaliar é uma ação que se faz em um contexto sócio-histórico e cultural. É um ato essencialmente humano, portanto, parcial. Dessa maneira, optamos desde já, por uma leitura da avaliação que “[...] parte do pressuposto que o conhecimento produzido é multidimensional e nega a existência de uma verdade absoluta”.
Assim sendo, a concepção de avaliação, em seu sentido lato, medir, mensurar, quantificar, é refutada, diante de um entendimento maior e valorativo como se segue. Avaliar consiste fundamentalmente em emitir um juízo de valor sobre uma intervenção, implementando um dispositivo capaz de fornecer informações cientificamente válidas e socialmente legítimas sobre essa intervenção, [...] com o objetivo de proceder de modo a que os diferentes atores envolvidos [...] estejam aptos a se posicionar sobre a intervenção para que possam construir individual ou coletivamente um julgamento que possa se traduzir em ações.
Portanto, há que se perguntar: por que avaliar? Para conhecer. E conhecer por si só não basta. É necessário que a avaliação seja, em si, fonte de mudanças. No contexto deste debate, cabe-nos situar não a avaliação em si mesma, mas na discussão relativa ao objeto do trabalho, ou seja, avaliação como modalidade de pesquisa e a Pesquisa Avaliativa de políticas e programas sociais, tendo em vista que o PROEJA é uma iniciativa governamental que se inscreve em meio ao conjunto de outras ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Profissional.

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Partindo desse mesmo entendimento, assumimos a existência de determinados pressupostos diante do ato de avaliar, sendo eles: a) avaliar é um ato essencialmente político como aponta Silva e Silva, “[…] trata-se, necessariamente, de um julgamento valorativo […], não é um ato neutro nem exterior as relações de poder, mas é um ato eminentemente político”; b) o ato de avaliar é uma ação que se faz em um contexto sócio-histórico e cultural. É um ato essencialmente humano, portanto, parcial. Dessa maneira, optamos desde já, por uma leitura da avaliação que “[…] parte do pressuposto que o conhecimento produzido é multidimensional e nega a existência de uma verdade absoluta”.
Assim sendo, a concepção de avaliação, em seu sentido lato, medir, mensurar, quantificar, é refutada, diante de um entendimento maior e valorativo como se segue. Avaliar consiste fundamentalmente em emitir um juízo de valor sobre uma intervenção, implementando um dispositivo capaz de fornecer informações cientificamente válidas e socialmente legítimas sobre essa intervenção, […] com o objetivo de proceder de modo a que os diferentes atores envolvidos […] estejam aptos a se posicionar sobre a intervenção para que possam construir individual ou coletivamente um julgamento que possa se traduzir em ações.
Portanto, há que se perguntar: por que avaliar? Para conhecer. E conhecer por si só não basta. É necessário que a avaliação seja, em si, fonte de mudanças. No contexto deste debate, cabe-nos situar não a avaliação em si mesma, mas na discussão relativa ao objeto do trabalho, ou seja, avaliação como modalidade de pesquisa e a Pesquisa Avaliativa de políticas e programas sociais, tendo em vista que o PROEJA é uma iniciativa governamental que se inscreve em meio ao conjunto de outras ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Profissional.

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