Diálogos Críticos Vol. IV
Diversidade E Autonomia X Padronização E Controle Na Educação Pública: Projetos Em Disputa trata-se de um conjunto de textos, organizado e escrito por intelectuais comprometidos com uma educação emancipadora, em que revelam as tensões dos projetos educacionais no atual momento da sociedade brasileira. De que disputa estamos a falar? Vivemos a disputa entre projetos antagônicos. […]
Diálogos Críticos Vol. III
Na busca de dialogar criticamente no campo educacional, emerge um triplo desafio ao se investigar o que está sendo, o que não é e o que poderia ser. Sob uma perspectiva que milita pela transformação social e pela emancipação, fundar-se na crítica em tempos singulares derivados de uma crise social, econômica e política que se […]
Antonio Marcos Da Conceição Uchoa & Outros (Orgs.) – Diálogos Críticos Vol. II
Nos últimos 40 anos, o mundo foi assediado por uma pauta liberal radical voltada para a diminuição do Estado (no caso neoliberal) ou para a extinção do Estado (no caso libertariano). O liberalismo centrista, para usar a expressão de Wallerstein, foi paulatinamente substituído por este liberalismo radical que acirrou formas de relacionamento individualistas, baseadas em […]
Diálogos Críticos
Os Diálogos Críticos constituem-se do compromisso de um conjunto de educadores ativistas, de diversos estados do país, em defesa da educação pública, gratuita e laica. É um movimento provocativo para lançar questões que possam colaborar com os debates que perpassam o atual contexto político do Brasil, sobretudo, quanto às “reformas” vividas na Educação as quais, […]
O PROEJA Como Inquilino
O objetivo geral de nossa pesquisa é avaliar os possíveis impactos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano