Introdução Ao Pensamento De Imre Lakatos E Thomas Kuhn

Introdução Ao Pensamento De Imre Lakatos E Thomas Kuhn buscamarcar as diferenças originadas da convicção comum aos dois autores.

Se entendemos por revoluções científicas os acontecimentos de grande amplitude que renovam profundamente os conhecimentos e os questionamentos científicos, sua existência parece certa. Se formulamos a questão “O processo pelo qual o modelo heliocêntrico se impôs ao mundo científico foi revolucionário?”, essa pergunta parece não ter muitas alternativas, e a resposta é “Sim” Revolucionária foi […]

O Estatuto Científico Da Ciência Cognitiva Em Sua Fase Inicial

Os autores analisam o estatuto científico da ciência cognitiva nos seus primeiros anos, mais especificamente entre as décadas de 1940 e 1970.

Os autores analisam o estatuto científico da ciência cognitiva nos seus primeiros anos, mais especificamente entre as décadas de 1940 e 1970, a partir do aparato conceitual da estrutura das revoluções científicas de Thomas Kuhn. Eles dividem a obra em três capítulos. No primeiro, como ponto de partida para a análise, apresentam a abordagem kuhniana […]

A Função Do Dogma Na Investigação Científica

A Função Do Dogma Na Investigação Científica, de Thomas S. Kuhn, pretende mostrar que os dogmas estão também presentes na ciência.

A ciência é o tema central do ensaio que aqui vamos lhe apresentar. Mas este ensaio não fala desta ou daquela ciência nem desta ou daquela teoria ou descoberta científica. A reflexão que ele nos propõe é uma reflexão sobre a ciência. E sobre um aspecto talvez muito pouco visível da ciência. Muitos dizem que […]

A Estrutura Das Revoluções Científicas

A Estrutura Das Revoluções Científicas: Kuhn pensava não só que há revoluções científicas, mas também que elas têm uma estrutura.

Thomas S. Kuhn – A Estrutura Das Revoluções Científicas Se a história fosse vista como um repositório para algo mais do que anedotas ou cronologias, poderia produzir uma transformação decisiva na imagem de ciência que atualmente nos domina.