A Consolação Da Filosofia

A Consolação Da Filosofia - Escrita na prisão por um condenado à morte, essa obra latina do século VI não deve nada, ou deve muito pouco, às circunstâncias "trágicas" de sua composição.
Trata-se de uma obra-prima da literatura e do pensamento europeu, ela se basta, e teria o mesmo valor se ignorássemos tudo a respeito daquele que a concebeu entre duas sessões de tortura, à espera de uma execução. Mas, dado que essa obra-prima não é anônima, nada perde por ter um autor e ser situada em suas circunstâncias, torna-se também, assim o testemunho da grandeza à qual um homem pode elevar-se pelo pensamento em face da tirania e da morte.


A Consolação Da Filosofia poderia também intitular-se Os últimos dias de um condenado à morte, como a famosa rapsódia humanitária de Victor Hugo. Mas não se trata aqui de uma ficção de advogado hábil brincando com a sensibilidade de seus leitores. A Consolação Da Filosofia foi escrita na prisão por um condenado à morte.
A admiração que essa obra latina do século VI suscitou ininterruptamente desde então não deve nada, ou deve muito pouco, às circunstâncias “trágicas” de sua composição. Trata-se de uma obra-prima da literatura e do pensamento europeu; ela se basta, e teria o mesmo valor se ignorássemos tudo a respeito daquele que a concebeu entre duas sessões de tortura, à espera de sua execução.
Mas, dado que essa obra-prima não é anônima, nada perde por ter um autor e ser situada em suas circunstâncias; torna-se também, assim, o testemunho da grandeza à qual um homem pode elevar-se pelo pensamento em face da tirania e da morte. No entanto, a Igreja não fez desse cristão um mártir; não o canonizou. A diocese de Pavia adiantou-se e declarou Boécio, morto dentro dos muros de sua capital, “beato”. Na igreja de San Pietro in Cielo d’Oro (século XI) podem ser vistos, superpostos, os sarcófagos de Boécio e Santo Agostinho, este na cripta e aquele no pavimento do coro.

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A Consolação Da Filosofia – Escrita na prisão por um condenado à morte, essa obra latina do século VI não deve nada, ou deve muito pouco, às circunstâncias “trágicas” de sua composição.
Trata-se de uma obra-prima da literatura e do pensamento europeu, ela se basta, e teria o mesmo valor se ignorássemos tudo a respeito daquele que a concebeu entre duas sessões de tortura, à espera de uma execução. Mas, dado que essa obra-prima não é anônima, nada perde por ter um autor e ser situada em suas circunstâncias, torna-se também, assim o testemunho da grandeza à qual um homem pode elevar-se pelo pensamento em face da tirania e da morte.
A Consolação Da Filosofia poderia também intitular-se Os últimos dias de um condenado à morte, como a famosa rapsódia humanitária de Victor Hugo. Mas não se trata aqui de uma ficção de advogado hábil brincando com a sensibilidade de seus leitores. A Consolação Da Filosofia foi escrita na prisão por um condenado à morte.
A admiração que essa obra latina do século VI suscitou ininterruptamente desde então não deve nada, ou deve muito pouco, às circunstâncias “trágicas” de sua composição. Trata-se de uma obra-prima da literatura e do pensamento europeu; ela se basta, e teria o mesmo valor se ignorássemos tudo a respeito daquele que a concebeu entre duas sessões de tortura, à espera de sua execução.
Mas, dado que essa obra-prima não é anônima, nada perde por ter um autor e ser situada em suas circunstâncias; torna-se também, assim, o testemunho da grandeza à qual um homem pode elevar-se pelo pensamento em face da tirania e da morte. No entanto, a Igreja não fez desse cristão um mártir; não o canonizou. A diocese de Pavia adiantou-se e declarou Boécio, morto dentro dos muros de sua capital, “beato”. Na igreja de San Pietro in Cielo d’Oro (século XI) podem ser vistos, superpostos, os sarcófagos de Boécio e Santo Agostinho, este na cripta e aquele no pavimento do coro.

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