Nem Para Todos É A Cidade: Segregação Urbana E Racial Em São Paulo

A questão de que este trabalho se ocupa é a inserção e a sociabilidade dos negros na cidade, no bairro, no ambiente construído em que vivem, numa  tentativa de pensar onde e como esses aspectos se processam.


Ao pensar estes elementos surgem algumas questões: será que, na periferia, ou nos locais onde a população negra está proporcionalmente mais representada, a experiência de sociabilidade é mais fácil ou, ao contrário, é mais difícil por causa da situação de pobreza e suas consequências? Haveria experiências de "integração" e maior sociabilidade nas regiões consideradas mais ricas da cidade de São Paulo, onde a população negra está menos representada, ou a discriminação racial vivida no cotidiano dessa população impediria a experiência de inserção no espaço.

Maria Nilza Da Silva foi pesquisadora convidada e realizou o Pós-Doutoramento no Centre d' Analyse et d'ntervention Sociologiques, junto a École des Hautes Études en Sciences Sociales - CADIS/EHESS em Paris entre maio de 2010 e abril de 2011. No período foi bolsista da Capes. Concluiu o Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Foi bolsista produtividade de março de 2009 a fevereiro de 2015. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, com atuação no curso de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais. Publicou vários livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu prêmios e/ou homenagem. Desde 2005 coordena projetos de pesquisa sobre as Relações Raciais e a Segregação Urbana. Coordena o projeto de extensão LEAFRO - Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros, que contou com o financiamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - SETI, entre os anos 2009 e 2011. Em 2014 o LEAFRO foi novamente aprovado pela SETI e contemplado com financiamento. Coordena também o PROPE - Programa de apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do estudante da UEL. Atua na área de Sociologia com ênfase em Relações Raciais e População Afro-Brasileira. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros - CADARA, do Ministério da Educação de 2006 a 2010. Desde junho de 2013 coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL. É representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, na Região Sul.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Nem Para Todos É A Cidade: Segregação Urbana E Racial Em São Paulo

A questão de que este trabalho se ocupa é a inserção e a sociabilidade dos negros na cidade, no bairro, no ambiente construído em que vivem, numa  tentativa de pensar onde e como esses aspectos se processam.
Ao pensar estes elementos surgem algumas questões: será que, na periferia, ou nos locais onde a população negra está proporcionalmente mais representada, a experiência de sociabilidade é mais fácil ou, ao contrário, é mais difícil por causa da situação de pobreza e suas consequências? Haveria experiências de “integração” e maior sociabilidade nas regiões consideradas mais ricas da cidade de São Paulo, onde a população negra está menos representada, ou a discriminação racial vivida no cotidiano dessa população impediria a experiência de inserção no espaço.

Maria Nilza Da Silva foi pesquisadora convidada e realizou o Pós-Doutoramento no Centre d’ Analyse et d’ntervention Sociologiques, junto a École des Hautes Études en Sciences Sociales – CADIS/EHESS em Paris entre maio de 2010 e abril de 2011. No período foi bolsista da Capes. Concluiu o Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2004. Foi bolsista produtividade de março de 2009 a fevereiro de 2015. Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, com atuação no curso de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais. Publicou vários livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu prêmios e/ou homenagem. Desde 2005 coordena projetos de pesquisa sobre as Relações Raciais e a Segregação Urbana. Coordena o projeto de extensão LEAFRO – Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros, que contou com o financiamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI, entre os anos 2009 e 2011. Em 2014 o LEAFRO foi novamente aprovado pela SETI e contemplado com financiamento. Coordena também o PROPE – Programa de apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do estudante da UEL. Atua na área de Sociologia com ênfase em Relações Raciais e População Afro-Brasileira. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA, do Ministério da Educação de 2006 a 2010. Desde junho de 2013 coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL. É representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, na Região Sul.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog