Eduardo Galeano – Memória Do Fogo Vol. III

Posted on Posted in Literatura Estrangeira

O Século Do Vento encerra a trilogia Memória do fogo. Neste trabalho poético, histórico, épico, fantástico, Eduardo Galeano – o autor de As veias abertas da América Latina, O livro dos abraços, Palavras andantes, entre outros – traça um painel vivo e emocionante da história latino-americana nos últimos quinhentos anos.
Escritos com maestria, os três livros que compõem esta Memória do fogo formam um inventário apaixonante da saga americana. Personagens, mitos, lendas, batalhas, vencedores e vencidos desfilam diante dos leitores em flashes carregados de lirismo e emoção.
Os nascimentos abrange os séculos XV, XVI e XVII, As caras e as máscaras, os séculos XVIII e XIX, e O Século Do Vento, o século XX.
O Século Do Vento não é uma antologia, e sim de uma criação literária, que se apoia em bases documentadas, mas se move com inteira liberdade. O autor ignora o gênero ao qual pertence esta obra: narrativa, ensaio, poesia épica, crônica, depoimento…
Talvez pertença a todos e a nenhum. O autor conta o que ocorreu, a história da América e sobretudo da América Latina; e gostaria de fazê-lo de tal maneira, que o leitor sinta que o acontecido torna a acontecer enquanto o autor conta.
No alto dos capítulos de O Século Do Vento, indicam-se o ano e o lugar de cada acontecimento, exceto em certos textos que não se situam em determinado momento ou lugar. Ao pé, os números indicam as principais obras que o autor consultou na procura de informação e marcos de referência. A ausência de números revela que nesse caso o autor não consultou nenhuma fonte escrita, ou que obteve sua matéria-prima da informação geral de jornais e revistas, ou da boca de protagonistas ou testemunhas. A lista das fontes consultadas pelo autor está no final do livro.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta