A Consciência Conservadora No Brasil: Contribuição Ao Estudo Da Formação Brasileira

Talvez tenha sido Salviolli quem melhor definiu, em termos sociais, a estreita ligação entre o passado e o presente.
Este, segundo o escritor italiano, mesmo depois das mais profundas revoluções, liga-se ao passado por vínculos tais que não se poderiam romper sem torná-lo um enigma.


Tomando como ponto de partida a meditação do pensador, tentaremos uma síntese do progresso histórico brasileiro, a fim de que se possam aferir as mutações nele ocorridas.
No período de formação nacional, que alcança os últimos anos do século passado, a mentalidade conservadora brasileira haveria de distinguir-se da européia por suas singulares feições conciliatórias. Trazendo em seu espírito o reflexo das faces mercantil e feudal do domínio, teve a intelligentsia nacional que conciliar também o liberalismo econômico e o instituto da escravatura, procurando ajustá-los à realidade do país. Ademais, tudo a levava a uma ideologia de mediação.
Primeiramente, o Zeitgeist que emerge após a experiência da burguesia francesa. Ao invés de considerar a sociedade e o Estado como resultantes de relações contratuais, o romantismo via-os como unidade espiritual. Preferia as mudanças imperceptíveis, que se acumulam silenciosamente, repelindo as transformações violentas provocadas pelas rebeliões. Da mesma forma, a escola do historicismo jurídico, que se originou da reação ao racionalismo do enciclopedismo. Burke e Adam Müller haviam-se revoltado contra a meta física dos filósofos da revolução, Bentham reclamara um legislador que fizesse uso de sanções para estabelecer uma harmonia de interesses, que o jogo espontâneo dos indivíduos não asseguraria. O formalismo jurídico estendia-se às normas estreitas do comportamento, constituindo não só um instrumento de diferenciação cultural como um meio de equilibrar as tendências éticas e estetizantes contidas no compromisso.
No ecletismo filosófico de Victor Cousin o espírito nacional iria encontrar as bases teóricas para formular a sua ideologia. O compromisso seria, em grande parte, com o espiritualismo nele contido. Trata-se, sem dúvida, de um recurso do próprio século XIX aqui produzido naquele sentido que Bentham atribuía ao meio ambiente, realizada por uma minoria sábia.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

A Consciência Conservadora No Brasil: Contribuição Ao Estudo Da Formação Brasileira

Talvez tenha sido Salviolli quem melhor definiu, em termos sociais, a estreita ligação entre o passado e o presente.
Este, segundo o escritor italiano, mesmo depois das mais profundas revoluções, liga-se ao passado por vínculos tais que não se poderiam romper sem torná-lo um enigma.
Tomando como ponto de partida a meditação do pensador, tentaremos uma síntese do progresso histórico brasileiro, a fim de que se possam aferir as mutações nele ocorridas.
No período de formação nacional, que alcança os últimos anos do século passado, a mentalidade conservadora brasileira haveria de distinguir-se da européia por suas singulares feições conciliatórias. Trazendo em seu espírito o reflexo das faces mercantil e feudal do domínio, teve a intelligentsia nacional que conciliar também o liberalismo econômico e o instituto da escravatura, procurando ajustá-los à realidade do país. Ademais, tudo a levava a uma ideologia de mediação.
Primeiramente, o Zeitgeist que emerge após a experiência da burguesia francesa. Ao invés de considerar a sociedade e o Estado como resultantes de relações contratuais, o romantismo via-os como unidade espiritual. Preferia as mudanças imperceptíveis, que se acumulam silenciosamente, repelindo as transformações violentas provocadas pelas rebeliões. Da mesma forma, a escola do historicismo jurídico, que se originou da reação ao racionalismo do enciclopedismo. Burke e Adam Müller haviam-se revoltado contra a meta física dos filósofos da revolução, Bentham reclamara um legislador que fizesse uso de sanções para estabelecer uma harmonia de interesses, que o jogo espontâneo dos indivíduos não asseguraria. O formalismo jurídico estendia-se às normas estreitas do comportamento, constituindo não só um instrumento de diferenciação cultural como um meio de equilibrar as tendências éticas e estetizantes contidas no compromisso.
No ecletismo filosófico de Victor Cousin o espírito nacional iria encontrar as bases teóricas para formular a sua ideologia. O compromisso seria, em grande parte, com o espiritualismo nele contido. Trata-se, sem dúvida, de um recurso do próprio século XIX aqui produzido naquele sentido que Bentham atribuía ao meio ambiente, realizada por uma minoria sábia.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog