Paulo Serra (Org.) – Retórica E Política

Posted on Posted in Ciências Sociais, Filosofia

O presente livro tem origem numas jornadas sobre Retórica e Política que tiveram lugar na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior durante o dia 30 de maio de 2014. A organização das Jornadas coube ao Grupo de Trabalho (GT) de Retórica da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), que assim dava o primeiro passo para a concretização do seu plano de atividades para o triénio 2014-16, aprovado quando da realização do último congresso da referida associação.
De facto, o plano então aprovado pelos membros do GT prevê a realização de duas jornadas, uma sobre Retórica Política e outra sobre Retórica Jurídica, seguidas da publicação das respetivas atas. Visa-se, com tais atividades, aprofundar não só a investigação em Portugal sobre estas áreas, mas também a publicitação e o conhecimento das mesmas entre investigadores, estudantes e cidadãos em geral falantes da língua portuguesa.
Para além da parte propiamente científica, a que nos referiremos mais à frente, as jornadas sobre Retórica e Política foram a ocasião escolhida para uma singela homenagem por parte de colegas, amigos e familiares ao investigador Américo de Sousa, falecido em dezembro de 2012, que foi membro fundador do GT de Retórica e seu vice-coordenador durante vários anos. Na homenagem, presidida por António Fidalgo – que reunia, na altura da mesma, a tripla qualidade de Reitor da UBI, Diretor do Labcom e ex-orientador de Doutoramento de Américo de Sousa, que já orientara no Mestrado –, este ressaltou, entre outros aspetos, a pertença daquele como investigador ao LabCom, de que foi um dos membros fundadores, a sua qualidade de “grande aluno” – “Muitas vezes fala-se dos grandes mestres, mas também temos que falar dos grandes alunos, aqueles que dão sentido à vida de um professor” –, e também a sua verdadeira paixão pela retórica aristotélica, de que se tornou um acérrimo defensor, “mais aristotélico que o próprio Aristóteles”.
No que se refere já à parte propiamente cientifica do evento, ela materializou-se na apresentação e discussão de um conjunto de comunicações subordinadas a dois grandes temas, o das Tecnologias e o dos Discursos, precedidos de uma Abertura de caráter mais fundador e englobante.

Deixe uma resposta