Territórios E Paisagens Ferroviárias

A presente publicação permite um olhar aprofundado sobre os territórios e paisagens ferroviárias que moldaram a paisagem humanizada.

A inclusão da linha férrea na paisagem humanizada constituiu um dos mais importantes marcos da história da humanidade. As suas origens remontam à época da invenção da máquina a vapor, mas terá sido através da Revolução Industrial que a linha férrea e o comboio ganhariam relevância. Instrumentos centrais no processo de transformação das paisagens urbanas e territoriais, testemunhariam novas escalas de abordagem ao mesmo tempo que de afirmação de uma sociedade industrializada.

Desde a revolução industrial até aos dias de hoje, a sociedade assistiu a profundas transformações mas também permanências nos territórios atravessados pelas linhas férreas. Não só a técnica e o conhecimento se alteram, como também a sociedade testemunhou novos avanços científicos, constrangimentos sociais, econômicos, políticos e ambientais que determinaram por seu lado variadíssimas opções de abandono ou de continuidade dessas mesmas linhas férreas.

A presente publicação permite um olhar aprofundado sobre os territórios e paisagens ferroviárias que moldaram a paisagem humanizada. Dar a conhecer esses mesmos territórios de forma detalhada permitirá à sociedade contemporânea não só conhecer o legado patrimonial desse repositório de informação, como também melhor informar a leitura da paisagem contemporânea e a construção de uma nova era geológica – o Antropoceno.

Os textos incluídos nesta publicação indicam diversas escalas de problemáticas relacionadas com o tema central – Territórios e Paisagens Ferroviárias –, desde o território à escala do edifício, mas também aspectos ambientais, sociais e econômicos. As abordagens metodológicas contidas nesta publicação são também variadas, incluindo a análise morfológica, geográfica física e humana, análise histórica, entrevistas dirigidas, mas também análises da paisagem e arquitetônica.

Num momento em que a sociedade testemunha uma trajetória de grande aceleração, pelo menos desde os anos 1950, importa perceber as consequências de um dos principais legados de maior transformação física e de velocidade experienciado pela sociedade desde a Revolução industrial – a Linha Férrea e o comboio – na paisagem humanizada e na construção do Antropoceno. Nesse sentido convida-se o leitor à leitura da seleção de textos aqui contida no âmbito de estudos sobre áreas atravessadas por linhas férreas.

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A inclusão da linha férrea na paisagem humanizada constituiu um dos mais importantes marcos da história da humanidade. As suas origens remontam à época da invenção da máquina a vapor, mas terá sido através da Revolução Industrial que a linha férrea e o comboio ganhariam relevância. Instrumentos centrais no processo de transformação das paisagens urbanas e territoriais, testemunhariam novas escalas de abordagem ao mesmo tempo que de afirmação de uma sociedade industrializada.

Desde a revolução industrial até aos dias de hoje, a sociedade assistiu a profundas transformações mas também permanências nos territórios atravessados pelas linhas férreas. Não só a técnica e o conhecimento se alteram, como também a sociedade testemunhou novos avanços científicos, constrangimentos sociais, econômicos, políticos e ambientais que determinaram por seu lado variadíssimas opções de abandono ou de continuidade dessas mesmas linhas férreas.

A presente publicação permite um olhar aprofundado sobre os territórios e paisagens ferroviárias que moldaram a paisagem humanizada. Dar a conhecer esses mesmos territórios de forma detalhada permitirá à sociedade contemporânea não só conhecer o legado patrimonial desse repositório de informação, como também melhor informar a leitura da paisagem contemporânea e a construção de uma nova era geológica – o Antropoceno.

Os textos incluídos nesta publicação indicam diversas escalas de problemáticas relacionadas com o tema central – Territórios e Paisagens Ferroviárias –, desde o território à escala do edifício, mas também aspectos ambientais, sociais e econômicos. As abordagens metodológicas contidas nesta publicação são também variadas, incluindo a análise morfológica, geográfica física e humana, análise histórica, entrevistas dirigidas, mas também análises da paisagem e arquitetônica.

Num momento em que a sociedade testemunha uma trajetória de grande aceleração, pelo menos desde os anos 1950, importa perceber as consequências de um dos principais legados de maior transformação física e de velocidade experienciado pela sociedade desde a Revolução industrial – a Linha Férrea e o comboio – na paisagem humanizada e na construção do Antropoceno. Nesse sentido convida-se o leitor à leitura da seleção de textos aqui contida no âmbito de estudos sobre áreas atravessadas por linhas férreas.

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