Ficcionalidade

Os artigos buscam compreender o fenômeno da ficcionalidade de forma fundamental e ampla, mas também são norteadas pela observação da realidade empírica.

Com intuito de preencher uma lacuna nos debates sobre a teoria literária, foi organizada, em março de 2013, uma conferência internacional sobre “Ficção em contextos históricos e culturais” que reuniu, na Universidade de São Paulo, cerca de cinquenta pesquisadores do Brasil e de mais oito países, entre os quais alguns dos protagonistas da teoria da ficcionalidade, tais como Kendall Walton, Gregory Currie, Stein Haugom Olsen, Remigius Bunia, Margalit Finkelberg e Keith Oatley.

As contribuições deste volume foram, sobretudo, apresentadas naquele congresso. Alguns poucos artigos já foram publicados em outros idiomas, antes ou durante a preparação deste livro. Um dos autores optou por incluir um texto já publicado anteriormente.

Os trabalhos apresentados passaram por avaliação de pareceristas e revisões; dez textos foram traduzidos para o português. Os trabalhos selecionados foram organizados em três eixos: 1) o desenvolvimento histórico da ficcionalidade literária na Europa; 2) algumas perspectivas interessantes sobre a ficção latino-americana; e 3) contribuições que versam sobre aspectos gerais da ficcionalidade relacionadas à filosofia estética, à sociologia e à psicologia.

A “Pequena introdução à teoria da ficcionalidade” não pretende ser uma contribuição original para o processo da teorização do conceito. Trata-se de esboço resumido, incompleto e, em certos aspectos, seguramente subjetivo que deve familiarizar o leitor com os progressos recentes no debate sobre a ficcionalidade.

Maior ênfase é dada às abordagens que buscam compreender o fenômeno da ficcionalidade de forma fundamental e ampla, mas que sejam também norteadas pela observação da realidade empírica, sobretudo da ficção literária.

O estudo da “ficcionalidade” – conjunto de qualidades que caracterizam uma obra de ficção como tal – tem se intensificado perceptivelmente nos últimos quarenta anos, estendendo-se da narrativa literária à narrativa em outras mídias, como filmes, quadrinhos, entre outros. Dependendo do recorte feito pelos autores, incluía-se o teatro, a poesia lírica, as artes plásticas, jogos de videogame e até a música.

As teorias recentes sobre ficcionalidade foram desenvolvidas particularmente em diálogo com a reflexão estética, a lógica, a narratologia, a teoria da recepção e as neurociências, de maneira que hoje em dia dispomos de amplo acervo bibliográfico sobre a questão, sobretudo em inglês, francês e alemão.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ficcionalidade

Os artigos buscam compreender o fenômeno da ficcionalidade de forma fundamental e ampla, mas também são norteadas pela observação da realidade empírica.

Com intuito de preencher uma lacuna nos debates sobre a teoria literária, foi organizada, em março de 2013, uma conferência internacional sobre “Ficção em contextos históricos e culturais” que reuniu, na Universidade de São Paulo, cerca de cinquenta pesquisadores do Brasil e de mais oito países, entre os quais alguns dos protagonistas da teoria da ficcionalidade, tais como Kendall Walton, Gregory Currie, Stein Haugom Olsen, Remigius Bunia, Margalit Finkelberg e Keith Oatley.

As contribuições deste volume foram, sobretudo, apresentadas naquele congresso. Alguns poucos artigos já foram publicados em outros idiomas, antes ou durante a preparação deste livro. Um dos autores optou por incluir um texto já publicado anteriormente.

Os trabalhos apresentados passaram por avaliação de pareceristas e revisões; dez textos foram traduzidos para o português. Os trabalhos selecionados foram organizados em três eixos: 1) o desenvolvimento histórico da ficcionalidade literária na Europa; 2) algumas perspectivas interessantes sobre a ficção latino-americana; e 3) contribuições que versam sobre aspectos gerais da ficcionalidade relacionadas à filosofia estética, à sociologia e à psicologia.

A “Pequena introdução à teoria da ficcionalidade” não pretende ser uma contribuição original para o processo da teorização do conceito. Trata-se de esboço resumido, incompleto e, em certos aspectos, seguramente subjetivo que deve familiarizar o leitor com os progressos recentes no debate sobre a ficcionalidade.

Maior ênfase é dada às abordagens que buscam compreender o fenômeno da ficcionalidade de forma fundamental e ampla, mas que sejam também norteadas pela observação da realidade empírica, sobretudo da ficção literária.

O estudo da “ficcionalidade” – conjunto de qualidades que caracterizam uma obra de ficção como tal – tem se intensificado perceptivelmente nos últimos quarenta anos, estendendo-se da narrativa literária à narrativa em outras mídias, como filmes, quadrinhos, entre outros. Dependendo do recorte feito pelos autores, incluía-se o teatro, a poesia lírica, as artes plásticas, jogos de videogame e até a música.

As teorias recentes sobre ficcionalidade foram desenvolvidas particularmente em diálogo com a reflexão estética, a lógica, a narratologia, a teoria da recepção e as neurociências, de maneira que hoje em dia dispomos de amplo acervo bibliográfico sobre a questão, sobretudo em inglês, francês e alemão.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog