
A apresentação de uma coletânea sobre nuances da cultura e expressões identitárias na Bahia implica, de saída, recordar a complexidade desta temática já amplamente discutida, mas sempre recorrente.
As dificuldades presentes no entendimento do campo cultural se refazem a todo o momento pela pluralidade dos seus elementos constituintes, suas constantes transformações, mobilidades, deslocamentos, e ainda pelos tensionamentos que perpassam a sua composição como espaço de produção de sentidos tributários de exercícios de poder e hegemonia.
Igualmente desafiante torna-se a produção de entendimentos sobre as intricadas relações entre a cultura e identidade, termos contemporaneamente quase sempre interpelados a reboque um do outro, tal como se apresenta nesta coletânea.
Os estudos sobre a cultura evidenciam que embora estas relações tenham sido alvos de inúmeras discussões acadêmicas e proposições artísticas, a fluidez que engloba as ideias de cultura e identidade suscita o cuidado de não fechar a interpretação dos seus significados, mas entendê-los a partir da própria dinâmica em que estão envolvidos.
Uma das expressões acadêmicas atuais deste aspecto se evidencia no tratamento dos termos cultura e identidade como noções, e não mais como conceitos acabados.
A perspectiva dialógica presente no campo cultural o constitui como espaço aberto de negociações, por meio do qual a produção de sentidos está comprometida com diversos aspectos advindos de campos como o da política, da economia e da esfera midiática.
Estes, por sua vez, são também reflexos do caráter dual da cultura, uma vez que esta, ao mesmo tempo, configura e é reconfigurada por estas dimensões de ordem contextual.
Assim, as diversas expressões em torno da temática da cultura, das identidades e das relações entre estas e os diversos campos explorados nos artigos presentes nesta coletânea, e em tantas outras discussões contemporâneas, evidenciam a necessidade de atualizar e produzir entendimentos sobre a multiplicidade de elementos que englobam as reflexões sobre o campo cultural.
Esta coletânea reúne artigos que representam diversas possibilidades de reflexão em torno de nuances da cultura e expressões identitárias na Bahia, a partir de uma pluralidade de objetos, olhares e escolhas teóricas que expressam as tentativas de compreensão destas noções também em suas relações com outras narrativas identitárias.











