Imagem, Devoção E Escravidão

Tânia Maria Pinto De Santana - Imagem, Devoção E Escravidão

A Igreja Católica teve um papel de destaque na formação da sociedade brasileira, na construção do modelo ideológico e mental aqui encontrado e na própria manutenção da ordem colonial e escravista.

Desde o seu início ela imbuiu-se de um caráter universalista e buscou atrair distintos povos ao catolicismo, dentre eles também os negros, associados ao projeto cristão colonial na condição de escravos.

Imagem, Devoção E Escravidão analisa a forma como a devoção aos santos negros – São Benedito, Santa Ifigênia, Santo Antônio de Categeró, Santo Elesbão -, bem como a outros santos católicos – Santa Bárbara, São Jorge, Santa Ana, dentre outros -, foi utilizada como instrumento da catequese das populações negras na América Portuguesa.

Refletimos sobre a construção do imaginário que associa os negros ao cristianismo, dando origem a santos negros, e também sobre a difusão deste culto entre os negros na América Portuguesa, buscando compreender como estas populações vivenciaram estas experiências e quais significados estas lhes atribuíram.

A partir da leitura de autores como Luís Maldonado, Jaroslav Pelikan, Jean-Claude Schmitt, André Vauchez, que trabalham com as transformações ocorridas no culto cristão em diferentes contextos históricos e culturais na Europa, buscamos reconstruir os conteúdos que compunham a liturgia católica ocidental e o modo como ela favoreceu esta compreensão cósmica da realidade.

A análise de fontes coloniais ligadas ao culto dos santos taumaturgos, a recorrência aos sacramentais, e também a prática das religiões africanas, nos levam a sugerir que este elemento do cristianismo, tão legitimamente integrado a tradição cristã católica quanto qualquer outro elemento da sua doutrina, foi o que favoreceu a vivência negra do catolicismo na colônia.

Nossa intenção foi analisar como esta característica possibilitou, entre muitos negros cristãos católicos, tanto a manutenção das heranças religiosas ancestrais africanas, quanto à vivência de uma genuína fé cristã católica.

 

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A Igreja Católica teve um papel de destaque na formação da sociedade brasileira, na construção do modelo ideológico e mental aqui encontrado e na própria manutenção da ordem colonial e escravista.

Desde o seu início ela imbuiu-se de um caráter universalista e buscou atrair distintos povos ao catolicismo, dentre eles também os negros, associados ao projeto cristão colonial na condição de escravos.

Imagem, Devoção E Escravidão analisa a forma como a devoção aos santos negros – São Benedito, Santa Ifigênia, Santo Antônio de Categeró, Santo Elesbão -, bem como a outros santos católicos – Santa Bárbara, São Jorge, Santa Ana, dentre outros -, foi utilizada como instrumento da catequese das populações negras na América Portuguesa.

Refletimos sobre a construção do imaginário que associa os negros ao cristianismo, dando origem a santos negros, e também sobre a difusão deste culto entre os negros na América Portuguesa, buscando compreender como estas populações vivenciaram estas experiências e quais significados estas lhes atribuíram.

A partir da leitura de autores como Luís Maldonado, Jaroslav Pelikan, Jean-Claude Schmitt, André Vauchez, que trabalham com as transformações ocorridas no culto cristão em diferentes contextos históricos e culturais na Europa, buscamos reconstruir os conteúdos que compunham a liturgia católica ocidental e o modo como ela favoreceu esta compreensão cósmica da realidade.

A análise de fontes coloniais ligadas ao culto dos santos taumaturgos, a recorrência aos sacramentais, e também a prática das religiões africanas, nos levam a sugerir que este elemento do cristianismo, tão legitimamente integrado a tradição cristã católica quanto qualquer outro elemento da sua doutrina, foi o que favoreceu a vivência negra do catolicismo na colônia.

Nossa intenção foi analisar como esta característica possibilitou, entre muitos negros cristãos católicos, tanto a manutenção das heranças religiosas ancestrais africanas, quanto à vivência de uma genuína fé cristã católica.

 

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