
Convidado pela Profa. Dra. Bene Martins a colaborar com o projeto de pesquisa Construção de Acervo Dramatúrgico e a coleção Teatro Do Norte Brasileiro me propus a organizar a Coletânea Teatro do Maranhão (Vol. I), saí em campo em busca de textos de autores maranhenses,(dramaturgos já falecidos e os que ainda produzem), procurando apresentar um material de qualidade e seguindo uma ordem cronológica quase precisa.
É necessário ressaltar que a presente coletânea não pretende incluir os dramaturgos clássicos maranhenses como Gonçalves Dias, Coelho Neto, Arthur Azevedo, Alfredo Brito, Américo Garibaldi de Azevedo,Antônio Rego, Augusto Brito, Bandeira Tribuzzi, Ferreira Gullar, Hugo Leal, Joaquim Serra, Josué Montello, Catulo da Paixão Cearense, Viriato Correia, dentre outros, cujas obras estão consagradas em publicações diversas.
Para minha surpresa, alguns dos mais famosos autores da dramaturgia popular do Estado (aqueles que se dedicaram a escrever sem nenhuma pretensão de eruditismo), não têm livros publicados e seus acervos de memória não são disponibilizados pelas famílias, porque seus descendentes já não residem mais no Maranhão ou por que não possuem nenhum texto, ou mesmo por não se prestarem a colaborar.
Estarão ausentes desta coletânea (Vol. I), autores cujos textos poderão ser encontrados, com um pouco mais de paciência, como João Mohana, Camélia Viveiros, Bibi Geraldino, dentre outros. Mas levantamos nomes de dramaturgos da maior importância e continuaremos em busca dos seus textos.
A mostra selecionada para esta edição apresenta 13 textos, dentre os quais, os mais antigos são de autores nascidos em 1871, 1916, 1930, 1931, 1941, 1943. Sendo completada por textos de autores nascido em datas mais recentes. Convém informar que as datas listadas juntamente com a obra, correspondem ao ano em que elas foram escritas.
Vale ressaltar que esta coletânea não esgota a produção de outros tantos dramaturgos (as) maranhenses, o que indica a necessidade de outros parceiros para a busca e elaboração de outros volumes.
Fica a registro e o convite!
