Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior

Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior aborda temas muito presentes nas pautas de discussões da atualidade na universidade brasileira.

No campo educacional o conceito de inovação remete a novas formas de ensinar e de aprender. Nos últimos anos tem crescido os estudos sobre inovações pedagógicas relacionadas não apenas à Educação Básica, mas especificamente a Educação Superior.

Esse aumento nos estudos sobre essa temática, também refletido em vários fóruns de discussão sobre a educação nesse nível de ensino, deve-se, certamente, às mudanças na sociedade quanto à forma de lidar com a informação e a produção do conhecimento.

Tais mudanças têm fomentado novas formas de aprendizagem que, por sua vez, repercutem em uma necessária modificação nas práticas de ensinar.

O Livro intitulado: Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior: A Experiência Do CETENS/UFRB, organizado por docentes do Centro de Ciência, Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aborda temas muito presentes nas pautas de discussões da atualidade na universidade brasileira, a questão das práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior.

Registra excelentes contribuições a partir dos relatos de muitos professores que nos contam sobre suas experiências inovadoras, trazendo ao debate a Pedagogia Universitária, que, embora seja um tema de grande importância, tem sido pouco refletido e discutido no propósito de melhorar as aprendizagens dos estudantes, o que faz com que o livro seja atual e instigante.

Instigante, porque provoca os leitores a refletirem sobre a inovação das práticas, seus sentidos, suas dificuldades e suas perspectivas na universidade pública, que vive muitos desafios, em especial por estar inserida na sociedade chamada “do conhecimento” e ter o compromisso social de acolher estudantes provenientes das mais diferenciadas culturas e possibilitar que construam aprendizagens significativas de modo a transformarem o ambiente em que vivem.

Produções como esta evidenciam o potencial inovador e comprometido politicamente de uma equipe de professores universitários engajada com práticas inovadoras implicadas com a Educação do Campo, com a interdisciplinaridade e com a inclusão e permanência de pessoas com deficiências.

Posto isso, convido todas as pessoas envolvidas com a docência na universidade e com a conquista efetiva da qualidade do ensino, a analisar criticamente esta obra.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior

Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior aborda temas muito presentes nas pautas de discussões da atualidade na universidade brasileira.

No campo educacional o conceito de inovação remete a novas formas de ensinar e de aprender. Nos últimos anos tem crescido os estudos sobre inovações pedagógicas relacionadas não apenas à Educação Básica, mas especificamente a Educação Superior.

Esse aumento nos estudos sobre essa temática, também refletido em vários fóruns de discussão sobre a educação nesse nível de ensino, deve-se, certamente, às mudanças na sociedade quanto à forma de lidar com a informação e a produção do conhecimento.

Tais mudanças têm fomentado novas formas de aprendizagem que, por sua vez, repercutem em uma necessária modificação nas práticas de ensinar.

O Livro intitulado: Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior: A Experiência Do CETENS/UFRB, organizado por docentes do Centro de Ciência, Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aborda temas muito presentes nas pautas de discussões da atualidade na universidade brasileira, a questão das práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior.

Registra excelentes contribuições a partir dos relatos de muitos professores que nos contam sobre suas experiências inovadoras, trazendo ao debate a Pedagogia Universitária, que, embora seja um tema de grande importância, tem sido pouco refletido e discutido no propósito de melhorar as aprendizagens dos estudantes, o que faz com que o livro seja atual e instigante.

Instigante, porque provoca os leitores a refletirem sobre a inovação das práticas, seus sentidos, suas dificuldades e suas perspectivas na universidade pública, que vive muitos desafios, em especial por estar inserida na sociedade chamada “do conhecimento” e ter o compromisso social de acolher estudantes provenientes das mais diferenciadas culturas e possibilitar que construam aprendizagens significativas de modo a transformarem o ambiente em que vivem.

Produções como esta evidenciam o potencial inovador e comprometido politicamente de uma equipe de professores universitários engajada com práticas inovadoras implicadas com a Educação do Campo, com a interdisciplinaridade e com a inclusão e permanência de pessoas com deficiências.

Posto isso, convido todas as pessoas envolvidas com a docência na universidade e com a conquista efetiva da qualidade do ensino, a analisar criticamente esta obra.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog