
No campo educacional o conceito de inovação remete a novas formas de ensinar e de aprender. Nos últimos anos tem crescido os estudos sobre inovações pedagógicas relacionadas não apenas à Educação Básica, mas especificamente a Educação Superior.
Esse aumento nos estudos sobre essa temática, também refletido em vários fóruns de discussão sobre a educação nesse nível de ensino, deve-se, certamente, às mudanças na sociedade quanto à forma de lidar com a informação e a produção do conhecimento.
Tais mudanças têm fomentado novas formas de aprendizagem que, por sua vez, repercutem em uma necessária modificação nas práticas de ensinar.
O Livro intitulado: Práticas Pedagógicas Inovadoras No Ensino Superior: A Experiência Do CETENS/UFRB, organizado por docentes do Centro de Ciência, Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aborda temas muito presentes nas pautas de discussões da atualidade na universidade brasileira, a questão das práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior.
Registra excelentes contribuições a partir dos relatos de muitos professores que nos contam sobre suas experiências inovadoras, trazendo ao debate a Pedagogia Universitária, que, embora seja um tema de grande importância, tem sido pouco refletido e discutido no propósito de melhorar as aprendizagens dos estudantes, o que faz com que o livro seja atual e instigante.
Instigante, porque provoca os leitores a refletirem sobre a inovação das práticas, seus sentidos, suas dificuldades e suas perspectivas na universidade pública, que vive muitos desafios, em especial por estar inserida na sociedade chamada “do conhecimento” e ter o compromisso social de acolher estudantes provenientes das mais diferenciadas culturas e possibilitar que construam aprendizagens significativas de modo a transformarem o ambiente em que vivem.
Produções como esta evidenciam o potencial inovador e comprometido politicamente de uma equipe de professores universitários engajada com práticas inovadoras implicadas com a Educação do Campo, com a interdisciplinaridade e com a inclusão e permanência de pessoas com deficiências.
Posto isso, convido todas as pessoas envolvidas com a docência na universidade e com a conquista efetiva da qualidade do ensino, a analisar criticamente esta obra.
