Um dos pensadores do século XX que mais se dedicou ao estudo crítico do fascismo foi o filósofo e sociólogo alemão Theodor Adorno. Seu trabalho detalhou a vulnerabilidade emocional do cidadão comum a preconceitos, apelos de adesão grupal e de fúria destrutiva dirigidos contra as vítimas da perseguição fascista. Na realização de sua análise crítica, Adorno empregou principalmente conceitos da psicanálise freudiana e do materialismo dialético.
Adorno, O Fascismo E O Mal apresenta o estudo crítico de Adorno sobre o fascismo, mas também procura demonstrar que a destrutividade e crueldade do fascismo extrapolam a análise proposta por Adorno, e por isso requerem o emprego do conceito de mal metafísico para sua compreensão mais ampla.
Com o objetivo de continuar o diálogo entre a Teoria Crítica e a Educação, o texto tem a sensibilidade e o compromisso de apresentar um novo olhar para a questão da crueldade sem limites do nazifascismo. Defende que o processo de coisificação do espírito, explicado como fruto das contradições materiais da sociedade, não é suficiente para entendermos a catástrofe humana que Auschwitz significa. É preciso incorporar um olhar metafísico a partir do qual a experiência do mal ali manifesta seja conceitualmente melhor compreendida.
Em Adorno, O Fascismo E O Mal, Sinésio é contundente em considerar que o fenômeno fascista deve ser estudado para além de sua circunscrição histórica e geopolítica. Para tanto, apresenta em um primeiro momento os subsídios conceituais que nos permitem compreender a análise crítica que Adorno faz sobre o fascismo, sobretudo a partir de conceitos como indivíduo, unheimlich, personalidade autoritária, jitterbug, vida falsa e coisificação, encerrando com uma reflexão acerca das dificuldades estruturais de uma educação voltada para a desbarbarização.
Com esse objetivo, a primeira parte do trabalho expõe os elementos teóricos centrais utilizados por Adorno para entender e criticar o fascismo. Na segunda parte, são expostos os conceitos filosóficos mais importantes para se compreender o conceito metafísico de mal e também suas implicações relacionadas com o campo da educação.