Silvia De Oliveira Pereira – Para Não Ser O Etcetera
A importância desse livro está em alguns elementos que convergem e dialogam entre si.
Primeiramente, na discussão sobre a institucionalidade dos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil, analisando a interface com a Política de Saúde e as conquistas deste segmento populacional.
Essas instâncias colegiadas, instituídas como espaços legítimos de participação, têm a prerrogativa de convocar as Conferências dos Direitos da Pessoa com Deficiência, espaços de expressão das necessidades coletivas e busca de soluções para os desafios enfrentados.
O conjunto dessa obra nos brinda, portanto, com a discussão sobre a participação em relação à defesa das Pessoas com Deficiência no Brasil.
Esta dimensão de análise, considerando o plano do processo democrático, tem, sobretudo nos tempos atuais, ganho cada vez mais relevância.
Como afirma a autora “um dos grandes desafios das Pessoas com Deficiência, avança desde o campo do reconhecimento da singularidade dos sujeitos até a convivência nos espaços coletivos consolidando posicionamentos políticos que tencionam a ideia de incapacidade e, articulados à produção de conhecimento, afirmam a autonomia e a determinação social e histórica da deficiência”.
Para Não Ser O Etcetera, no entanto, não se encerra na reflexão teórico conceitual da representatividade ou do capital social em saúde relativamente à participação da pessoa com deficiência. Vai além. Aborda, como no comboio que transporta valores de caráter intangível, a dialogicidade entre a ética da alteridade e a ética da solidariedade.
Nestes dois ponteiros se modela o relógio do nosso tempo. Um ponteiro está conectado com o compromisso com a diversidade, o outro, a integra e avança na questão da dignidade da pessoa humana.
Para Não Ser O Etcetera logra articular a discussão da condição de Pessoa com Deficiência em um estado de direito que lhe garante conquistas alcançadas mediante lutas históricas.
Mediante a articulação de caráter interdisciplinar, a autora organiza uma matriz teóricoprática de investigação que apreende tanto a sua própria experiência vivida como profissional da área, quanto a sua condição de professora e de pesquisadora.
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