Ninguém Entra, Ninguém Sai

O tema da mobilidade urbana tem ganhado mais e mais atenção da mídia e de pesquisadores, em especial após os investimentos feitos com a realização dos megaeventos no Brasil. Cercados de polêmica, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos impulsionaram um investimento de R$ 69,3 bilhões, em sua grande parte feito pelo poder público.


A mobilidade urbana teve papel de destaque nas cidades-sede da Copa e no Rio de Janeiro, sede dos dois eventos, foram investidos cerca de R$ 18 bilhões nos últimos oito anos. BRT, VLT, metrô, construção de túneis e vias expressas criaram a expectativa de que se ganharia tempo, se diminuiria engarrafamentos na cidade, se teria mais segurança, e com as obras, maior oferta de emprego.
O ciclo de 10 anos de megaeventos terminou e parte das expectativas não se concretizou. Os engarrafamentos continuam, quase 50% desse recurso foram gastos com apenas cinco estações do metrô. O BRT já está esgotado, o VLT é um transporte utilizado realmente apenas em um período de duas horas do dia, os empregos terminaram e o Rio de Janeiro passa por uma grave crise econômica.
Os investimentos em mobilidade estiveram voltados para atender a zonas específicas da cidade. As favelas tiveram pouca atenção nos planos de mobilidade. O teleférico do Complexo do Alemão e o do Morro da Providência foram as grandes obras em mobilidade para as favelas.
Mas, desde outubro de 2016, o do Alemão encontra-se fechado. O mesmo acontece com o da Providência desde dezembro. Foram investidos cerca de R$ 210 milhões no Alemão e R$ 75 milhões na Providência. Para moradores o teleférico tinha alguma utilidade, apesar de não ser o serviço ideal para certas zonas.
É o que nos mostra um dos resultados da pesquisa financiada com recursos da Fundação Heinrich Böll Ninguém entra, ninguém sai: mobilidade urbana e direito à cidade no Complexo do Alemão, dos autores Sérgio Veloso e Vinícius Santiago, feita em parceria com o Brics Policy Center e o coletivo Papo Reto.
A pesquisa nos dá pistas para entender a qualidade do acesso à cidade dos moradores do Alemão e sua conexão com outros temas como a violência urbana, as desigualdades de gênero e a relação dessas pessoas com o restante da cidade.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ninguém Entra, Ninguém Sai

O tema da mobilidade urbana tem ganhado mais e mais atenção da mídia e de pesquisadores, em especial após os investimentos feitos com a realização dos megaeventos no Brasil. Cercados de polêmica, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos impulsionaram um investimento de R$ 69,3 bilhões, em sua grande parte feito pelo poder público.
A mobilidade urbana teve papel de destaque nas cidades-sede da Copa e no Rio de Janeiro, sede dos dois eventos, foram investidos cerca de R$ 18 bilhões nos últimos oito anos. BRT, VLT, metrô, construção de túneis e vias expressas criaram a expectativa de que se ganharia tempo, se diminuiria engarrafamentos na cidade, se teria mais segurança, e com as obras, maior oferta de emprego.
O ciclo de 10 anos de megaeventos terminou e parte das expectativas não se concretizou. Os engarrafamentos continuam, quase 50% desse recurso foram gastos com apenas cinco estações do metrô. O BRT já está esgotado, o VLT é um transporte utilizado realmente apenas em um período de duas horas do dia, os empregos terminaram e o Rio de Janeiro passa por uma grave crise econômica.
Os investimentos em mobilidade estiveram voltados para atender a zonas específicas da cidade. As favelas tiveram pouca atenção nos planos de mobilidade. O teleférico do Complexo do Alemão e o do Morro da Providência foram as grandes obras em mobilidade para as favelas.
Mas, desde outubro de 2016, o do Alemão encontra-se fechado. O mesmo acontece com o da Providência desde dezembro. Foram investidos cerca de R$ 210 milhões no Alemão e R$ 75 milhões na Providência. Para moradores o teleférico tinha alguma utilidade, apesar de não ser o serviço ideal para certas zonas.
É o que nos mostra um dos resultados da pesquisa financiada com recursos da Fundação Heinrich Böll Ninguém entra, ninguém sai: mobilidade urbana e direito à cidade no Complexo do Alemão, dos autores Sérgio Veloso e Vinícius Santiago, feita em parceria com o Brics Policy Center e o coletivo Papo Reto.
A pesquisa nos dá pistas para entender a qualidade do acesso à cidade dos moradores do Alemão e sua conexão com outros temas como a violência urbana, as desigualdades de gênero e a relação dessas pessoas com o restante da cidade.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog