O Choque De Civilizações E A Recomposição Da Ordem Mundial

Samuel Huntington - O Choque De Civilizações E A Recomposição Da Ordem Mundial

Comparado ao "Fim da História", de F. Fukuyama, pelo impacto causado com sua publicação nos Estados Unidos, O Choque De Civilizações, do historiador americano Samuel Huntington é um ensaio incisivo e profético sobre a nova ordem mundial.

Huntington propõe, neste livro, uma mudança radical do paradigma que vem sendo utilizado para a compreensão da política internacional.

O Choque De Civilizações foi desenvolvido a partir de um artigo com mesmo título que saiu em 1993 na revista "Foreign Affairs", alcançando grande repercussão e provocando intensos debates.

Para o autor, no mundo pós-Guerra Fria, a principal fonte de conflito se dá na esfera cultural, e não na ideológica ou econômica. As pretensões universalistas do Ocidente o levam cada vez mais para o confronto com outras civilizações, em especial, com o Islã e a China.

Em linhas gerais, a tese de Samuel Huntington consiste no fato de que as explicações para os conflitos presenciados no mundo atual não são essencialmente ideológicas ou econômicas, mas sim de origem e de ordem cultural.

O autor toma o cuidado de afirmar que as nações-Estado continuam os agentes mais poderosos nos acontecimentos globais, mas frisa que os conflitos internacionais envolverão cada vez mais diferentes civilizações.

As linhas de cisão entre as civilizações serão, argumenta, cada vez mais as linhas de batalha do futuro, inclusive dentro de países tensionados por questões étnico-religiosas.

O autor define civilização por entidades culturais distintas, que abarcariam o mais amplo agrupamento cultural de pessoas e o mais abrangente nível de identidade cultural verificado entre os homens, com a exceção da que distingue os seres humanos das demais espécies.

Destaca ainda a necessidade de elementos objetivos comuns como língua, história, religião, costumes e instituições, bem como a auto-identificação subjetiva dos povos.

As civilizações poderiam abarcar várias centenas de milhões de pessoas, como a China, ou apenas alguns milhares, como a civilização caribenha anglófona. Da mesma forma, uma civilização poderia incluir numerosas nações-Estado, como ocorre com as civilizações ocidental, latino-americana e árabe, ou apenas uma, caso da civilização japonesa.

 

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

O Choque De Civilizações E A Recomposição Da Ordem Mundial

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog