Povos Originários E Comunidades Tradicionais Vol. II

Renato Dias Baptista & Ouros (Orgs.) - Povos Originários E Comunidades Tradicionais: Trabalhos De Pesquisa E De Extensão Universitária Vol. II

A proposta da RedeCT (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais) me causa muito contentamento e me surpreende quando percebo em suas entrelinhas a continuidade de um projeto de
trabalho iniciado nos anos de 2007- 2008 no Estado do Tocantins

, que tragicamente naquele momento histórico havia sido abortado por diversos outros interesses e condições sociopolíticas interinstitucionais e ideológicas.

Verificar que as reflexões e estudos sobre povos originários, comunidades tradicionais, empowerment (ainda prefiro a força inicial do conceito, fora dessa
utilização midiatizada dos dias presentes), desenvolvimento, gestão social, identidades e identificação continuam em outras instituições universitárias, sob os mantos da pesquisa e da extensão, com a forte presença dos reais e principais atores envoltos à estas temáticas, os seres humanos que constituíram e vivem nestas comunidades.

Ao mesmo tempo, o contentamento se amplia ao ver materializada parte dos estudos realizados na região tocantinense, isso atesta que as sinalizações e provocações teóricas e metodológicas a partir de chaves de leitura e práticas da Gestão Social estavam corretamente orientadas.

O livro traz em seu título um chamamento de responsabilidade ao plano da academia e isso também é muito bom pois, para além de circunscrever a temática – a discussão dos desafios e dos métodos – ainda traz a ativação da proposta RedeCT.

Neste segundo volume, o livro traz alguns recortes analíticos interessantes que evidenciam mais possibilidades de aprofundamento de estudos realizados por diferentes áreas de conhecimento e abertas às interfaces e trocas de conhecimento dentro das universidades.

O conteúdo apresentado nos textos, traz vozes e posicionamentos de estudantes de cursos técnicos e de graduação, profissionais graduados e engajados, também como aprendizes de pesquisadores, nos mestrados e doutorados, além dos professores pesquisadores que ora se fazem presentes como autores ora orientadores dos trabalhos.

 

 

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A proposta da RedeCT (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais) me causa muito contentamento e me surpreende quando percebo em suas entrelinhas a continuidade de um projeto de
trabalho iniciado nos anos de 2007- 2008 no Estado do Tocantins, que tragicamente naquele momento histórico havia sido abortado por diversos outros interesses e condições sociopolíticas interinstitucionais e ideológicas.

Verificar que as reflexões e estudos sobre povos originários, comunidades tradicionais, empowerment (ainda prefiro a força inicial do conceito, fora dessa
utilização midiatizada dos dias presentes), desenvolvimento, gestão social, identidades e identificação continuam em outras instituições universitárias, sob os mantos da pesquisa e da extensão, com a forte presença dos reais e principais atores envoltos à estas temáticas, os seres humanos que constituíram e vivem nestas comunidades.

Ao mesmo tempo, o contentamento se amplia ao ver materializada parte dos estudos realizados na região tocantinense, isso atesta que as sinalizações e provocações teóricas e metodológicas a partir de chaves de leitura e práticas da Gestão Social estavam corretamente orientadas.

O livro traz em seu título um chamamento de responsabilidade ao plano da academia e isso também é muito bom pois, para além de circunscrever a temática – a discussão dos desafios e dos métodos – ainda traz a ativação da proposta RedeCT.

Neste segundo volume, o livro traz alguns recortes analíticos interessantes que evidenciam mais possibilidades de aprofundamento de estudos realizados por diferentes áreas de conhecimento e abertas às interfaces e trocas de conhecimento dentro das universidades.

O conteúdo apresentado nos textos, traz vozes e posicionamentos de estudantes de cursos técnicos e de graduação, profissionais graduados e engajados, também como aprendizes de pesquisadores, nos mestrados e doutorados, além dos professores pesquisadores que ora se fazem presentes como autores ora orientadores dos trabalhos.

 

 

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