
Currículo, Gestão E Escola Pública Democrática é resultante do esforço dos seus organizadores para promover uma reflexão sobre gestão escolar e currículo da escola pública, tema a que eles têm se dedicado ultimamente. Esse esforço não é algo isolado, tendo se dado por meio da oferta de disciplinas na graduação e na pós-graduação e também por meio de pesquisas e publicações.
Merece destaque o livro publicado em 2018, sobre a mesma temática e com o mesmo espírito, intitulado “O currículo e a gestão em foco”. Com mais ênfase nos estudos da política e gestão da educação – caso dos professores Celso Luiz Aparecido Conti e Renata Maria Moschen Nascente – ou no currículo – caso da professora Emília Freitas de Lima, os três docentes e pesquisadores, organizadores desta coletânea, integram a Linha de Pesquisa “Educação Escolar: Teorias e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Como seu próprio nome expressa, a linha tem como foco a escola.
Em Currículo, Gestão E Escola Pública Democrática, de certo modo, continuamos o debate proposto no anterior, fortalecendo a tese fundamental de que é a natureza pedagógica do trabalho escolar que deve dar sentido à gestão escolar, significando assim a sua ação voltada para o currículo, visto aqui como o coração da escola. Esse pensamento deve servir de base à escola pública, caracterizada por uma proposta pedagógica efetivamente democrática.
As discussões presentes nos diversos capítulos de Currículo, Gestão E Escola Pública Democrática passam – fundamentalmente, e por diversos ângulos e perspectivas – pelos temas da autonomia, da democracia e da cultura, os quais, a nosso ver, dão unidade de perspectiva a esta coletânea e constituem domínio conexo aos dois conceitos-chave constituintes da escola pública: o currículo e a gestão. Seus capítulos foram agrupados, por afinidade temática, tendo resultado na organização do livro em quatro partes, a saber:
Parte 1 – Escola pública (quatro textos) – aborda a autonomia da escola, na perspectiva democrática, passando pelo seu projeto pedagógico, sua forma de gestão, sua cultura e seu currículo;
Parte 2 – Currículo e cultura (dois textos) – enfatiza a cultura, o currículo, gestão escolar e relação entre esses elementos;
Parte 3 – Cultura escolar e democracia (três textos) – focaliza mais a democracia e seus desafios no contexto neoliberal, apontando para cultura como aspecto fundamental;
Parte 4 – Políticas públicas educacionais (quatro textos) – realça a legislação e as políticas públicas e a maneira como afetam, direta ou indiretamente, a educação, como é o caso das parcerias público-privadas, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de programas de formação continuada de profissionais da educação.











