PIBID: Novas Perspectivas À Formação Docente Nas Ciências Naturais E Exatas

PIBID: Novas Perspectivas À Formação Docente Nas Ciências Naturais E Exatas - No ano de 2007, o Ministério de Educação e Cultura - MEC, por meio da Diretoria de Educação Básica – DEB, implementou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
Este programa visa preparar a formação de docentes em nível superior em curso de licenciatura para atuar na educação básica, bem como promover a interação entre a educação básica e o ensino superior com o propósito de aprimorar teorias por parte dos acadêmicos e a atualização constante dos professores das redes públicas do ensino em desenvolvimento profissional.


Com objetivo de socializar com os leitores as diversas práticas recorrentes do PIBID na Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com as Escolas, foram organizados, por meio da coleção PIBID: Saberes & Práticas; Práticas & Saberes constituída, por 2 (dois) volumes, a saber: PIBID: Novas Perspectivas À Formação Docente Nas Ciências Naturais E Exatas e; PIBID: Docência crítica e prática compartilhada nas áreas de Linguagens, Educação e Tecnologia.
Refletir sobre a formação de professores sob o viés da qualidade não é novidade para quem atua na educação básica e nos cursos de licenciaturas. Isso significa que os holofotes estão sobre os professores e sobre o processo de sua formação. Uma das implicações consiste em tornar o professor um sujeito de centralidade de competências para a construção de uma educação escolar de qualidade, levando em conta sua atividade docente.
O discurso da competência tornou-se quase como um consenso entre educadores, disseminado em palestras, conferências, artigos, monografias, nas mídias. Uma tônica considerada fundamental para quem inclusive é licenciando.
O conjunto dos artigos apresentados neste trabalho contempla as múltiplas questões que perpassam os mais diversos campos da educação tendo como referência o professor em constante diálogo com seus pares.
Por meio desse diálogo constante entre os envolvidos de forma direta e indireta com o PIBID foi possível reunir ideias, resultados de experiências, que induzam o questionamento e posicionamentos distintos, e, desse modo, oportunizando o aprofundamento do debate referente a qualidade da educação em nosso país.

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Refletir sobre a formação de professores sob o viés da qualidade não é novidade para quem atua na educação básica e nos cursos de licenciaturas. Isso significa que os holofotes estão sobre os professores e sobre o processo de sua formação. Uma das implicações consiste em tornar o professor um sujeito de centralidade de competências para a construção de uma educação escolar de qualidade, levando em conta sua atividade docente.
O discurso da competência tornou-se quase como um consenso entre educadores, disseminado em palestras, conferências, artigos, monografias, nas mídias. Uma tônica considerada fundamental para quem inclusive é licenciando.
O conjunto dos artigos apresentados neste trabalho contempla as múltiplas questões que perpassam os mais diversos campos da educação tendo como referência o professor em constante diálogo com seus pares.
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