Eis que nos chega às mãos esta saborosa obra abordando um tema caro a nós brasileiros: a cachaça. Meu colega, prof. Leinig Perazolli, descreve esta bebida que é uma das raízes do povo brasileiro com palavras que quase nos fazem sentir o aroma típico brotando das páginas.
A obra revela com detalhes a origem da cachaça, passando pelas transformações e derivações (caipirinha, etc…) até chegar nos dias de hoje como uma bebida com denominação e indicação geográfica exclusivas. Quase nos vemos fazendo parte dos antigos engenhos, ouvindo o ranger das engrenagens e sentindo os cheiros e gostos característicos daquelas construções.
Por meio de linguagem simples, o texto aborda desde aspectos históricos até (e principalmente) químicos da produção de cachaça. Aprendemos como a cana-de-açúcar chegou ao Brasil até as nuances do processo de envelhecimento, passando pela transformação do açúcar da cana no etanol e outras substâncias presentes no produto final, fazendo um passeio pela Estrada Real e, por fim, aprendendo a importância da etapa de envelhecimento.
Entretanto, é sempre o aspecto químico que prevalece. Seja pela formação do autor, seja pela relação desenvolvida com o curso de graduação do Instituto de Química de Araraquara, moléculas e reações estão quase sempre presentes no texto.
Com base em obras consagradas e amplo conhecimento em Química, o autor nos ensina a importância desta bebida apreciada de norte a sul e de leste a oeste no país para a economia nacional e para a unificação da sociedade brasileira. Uma leitura excelente para os que gostam da cachaça sob qualquer aspecto, e para aqueles que gostariam de aprender um pouco mais sobre um dos produtos mais tipicamente brasileiros.
O prof. Leinig brinda com seus conhecimentos aos estudantes que têm a oportunidade de passar pelo Instituto de Química de Araraquara há mais de 30 anos. Especializou-se em processos oxidativos avançados, tendo trabalhado no desenvolvimento de materiais fotocatalíticos. Dentre outras obras, tem mais de 60 artigos científicos publicados, 12 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado concluídas sob sua orientação. Publicou ainda dois livros e colaborou na elaboração de outros seis.